Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CREDITO sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Encontro entre municípios incentiva melhores práticas em inovação

Com apoio do Sebrae RS, Secretário de Desenvolvimento de Carazinho conhece experiência e ambiente de inovação de Horizontina

atualizado em: 13/10/23

Da Redação

COMPARTILHE

Uma iniciativa para promover a troca de conhecimento entre gestores públicos e empresários e disseminar as melhores práticas de inovação. Este foi o objetivo do encontro promovido no final de setembro entre os municípios de Carazinho e Horizontina, com apoio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS. A convite do Sebrae Regional de Ijuí, o secretário municipal de Desenvolvimento, Ciências e Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente de Carazinho, Gilmar Mantovani Maroso, realizou uma série de visitas para conhecer a experiência e a estruturação do ambiente de inovação de Horizontina. 

Na oportunidade, Maroso visitou o Coworking da Miralabs, que é um centro de empreendedorismo e inovação dedicado à pré-aceleração de startups em estágios iniciais de ideação/validação. Também conheceu a  incubadora de empresas de Horizontina e a empresa Tecnicon, onde foi recebido pelo CEO Claudiomiro Fernando Rex, que apresentou a ele a metodologia interna de desenvolvimento dos profissionais da área de TI.  

“Essas visitas nos proporcionaram a observação, as vivências e a troca de experiência com os gestores desses importantes centros de inovação. Foi possível perceber na prática o ambiente de negócios propício ao desenvolvimento de ideias inovadoras, além da articulação entre as quádruplas hélices em todo o processo”, destaca Maroso. 

Segundo o CEO da Tecnicon, receber o secretário foi muito importante, pois reforça a conexão como principal ferramenta para o desenvolvimento dos ecossistemas. “Trocar experiências alavanca o conhecimento para o crescimento das cidades e das regiões. Também é fundamental no estreitamento de relações para traçar ações conjuntas em prol do objetivo comum, que é o desenvolvimento da nossa região”, aponta Rex. 

O  gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Ricardo Ninof, avalia como fundamental a troca de ideias entre gestores municipais. “É uma prática sempre  muito importante, pois permite conhecer novas realidades e experiências que possam contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e a implementação de ambientes favoráveis à inovação e à geração de novos negócios”, completa. 

Sobre o Cidade Empreendedora 
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  
 
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Maio de 2024

Sebrae RS mobiliza movimento de compras locais em apoio aos negócios do Rio Grande do Sul

SAIBA MAIS

 

02 de Maio de 2024

Sebrae RS leva empresários gaúchos à maior feira de alimentos e bebidas das Américas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: