Mais buscados: Mei crédito SEI BOAS Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Os custos com energia elétrica têm um peso considerável nas despesas de uma empresa. Para fazer frente a estes gastos, muitos empreendedores estão optando pelo uso de energias alternativas. Uma das mais utilizadas é a energia solar. Uma pesquisa encomendada pelo Sebrae em 2017 para a CELA – Clean Energy Latin America mostra o potencial de geração para a energia fotovoltaica e revela o cenário atual da geração distribuída de energia com fontes renováveis no Brasil.
De acordo com o estudo, em 2016, o Brasil possuía 7.458 sistemas fotovoltaicos conectados. A projeção é ainda mais otimista. Esse tipo de energia representará 32% – entre 110 e 126 GWac – da matriz elétrica brasileira em 2040, passando da fonte com menor representatividade na matriz para a fonte com a maior representatividade (BNEF, 2015b). Com um mercado crescendo, ainda há muitas dúvidas. Uma pesquisa da Aneel sobre o primeiro trimestre de 2019, mostra que Rio Grande do Sul é o terceiro estado com maior número de sistemas conectados à rede, com 10.110 conexões, e o segundo estado com maior potência conectada à rede, com 117.155 kW.
Desde 2106, o Sebrae RS oferece oportunidades para empresas do setor de energias renováveis, conectando-as com outros empresários e ajudando a organizar a cadeia produtiva. As iniciativas visam aproximar empresários e estimular novos negócios através de orientação sobre estratégia de comercialização e desenvolvimento de parcerias.
“O Sebrae RS facilita o desenvolvimento de uma cadeia comercial consolidada para as empresas, para que elas aprendam a apresentar para os clientes os benefícios da energia renovável, como relatar esses benefícios para os clientes e para que se consiga aumentar a taxa de conversão (orçamentos enviados versus orçamentos aprovados”, comenta coordenador de projetos da indústria do Sebrae RS, Fabiano Cislaghi Dallacorte.
O setor de energia traz diversos benefícios e demonstra cada vez mais como a produção pode ser um caminho de muito sucesso. Para conhecer mais sobre o assunto, procure o Sebrae RS mais próximo ou acesse o link https://sebraers.com.br/energia-home/.
Um setor em expansão
Outro segmento de energia que está em constante crescimento é o da Energia Eólica. A consolidação deste tipo de energia já é uma realidade. O setor cresceu 24,8% no último ano, no Rio Grande do Sul. Esse tipo de energia elétrica gerada a partir dos ventos está se consolidando como verdadeira fonte energética complementar no Brasil. No último ano, a energia eólica atingiu a marca de 14,34 GW de capacidade instalada no território nacional. Isso corresponde a produção de uma usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do Brasil e segunda maior do mundo. As pequenas empresas de energia se beneficiam indiretamente desse segmento, provendo manutenção e projetos complementares, assim como o desenvolvimento empresarial e do território onde os parques eólicos se localizam.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.