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Da Redação
A missão técnica das vinícolas gaúchas em Portugal conheceu estabelecimentos que ficam em uma região pouco conhecida em comparação a Porto e Alentejo. O Dão, localizado na parte central do país, revelou empresas inovadoras e preocupadas em fomentar constantemente o enoturismo. A missão foi realizada por uma iniciativa do Sebrae RS e contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Vinhos do Brasil, e da vice-cônsul de Portugal, Adriana de Melo Ribeiro, com programação finalizada no dia 12 de maio.
A primeira visita ocorreu na vinícola Lusovini e mostrou aos empreendedores gaúchos um pouco da produção de espumantes da propriedade, que atinge 2 milhões de garrafas por ano e recebe 3 mil turistas no mesmo período. “O que marcou para nós foi a variedade de produtos e as experiências proporcionadas. É possível provar vinhos de diversas regiões de Portugal. Eles têm fortes parcerias com a hotelaria, empreendedores de turismo rural, além da questão fitoterápica, que é a união do vinho com a terapia”, comenta a técnica do Sebrae RS que acompanhou o grupo, Amanda Paim.
Segundo ela, outra questão importante é a ambientação por meio de música jovem que cria um espaço convidativo, bem como o fato de os proprietários gostarem muito de contar sobre a vinícola e a região. O gerente de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae RS, Fábio Krieger, destacou essa característica dos empresários portugueses. “Eles têm um vínculo muito forte com a comunidade, sentem orgulho. Isso nada mais é do que a prática do storyteller. Comprar vinho passa a ter um diferencial aliado ao turismo quando a experiência fornece história de forma detalhada”, disse.
A Quinta do Encontro, outra propriedade visitada, mostrou diferencial à primeira vista. A arquitetura planejada com formas arredondadas, lembrando o formato de um barril, impressionou o grupo. Segundo Amanda Paim, eles estão presentes no Brasil por meio do grupo Rio Sol, em Pernambuco. “Além disso, chama a atenção o fato deles terem um varejo muito forte e uma experiência gastronômica incrível. O local recebe 12 mil turistas por ano e o faturamento da loja e do restaurante equivale a 30% do total.
Isabel Carraro, proprietária da Vinícola Carraro, de Bento Gonçalves, destacou o nível de informação mostrado pelos atendentes das empresas, o que reforça a preocupação em promover constantemente o enoturismo. “A funcionária que nos recebeu estava completamente preparada e especializada no assunto. Ela tinha muita firmeza em passar os conteúdos, valorizando totalmente a empresa”, ressalta. Clori Peruzzo, da Vinícola Peruzzo, localizada em Bagé, enfatizou a importância do poder público no incentivo ao setor. “Aqui há muito envolvimento. Percebemos que sozinhos fica mais difícil atuar, e que o papel de prefeituras é fundamental para modificar o rumo da economia nos municípios. Levarei muitas lições para a região da Campanha”, finaliza.
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