Mais buscados: MEI Credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Lajeado – A obrigatoriedade de uso do sistema eSocial, a partir de 16 de julho, para as micro e pequenas empresas e para os Microempreendedores Individuais (MEIs) é motivo ainda de muitas dúvidas para os gestores desses negócios. Em uma parceria com o Sesi Lajeado, o Sebrae RS convida os empresários da região para participarem do café da manhã especial sobre os temas “O Gerenciamento do Atestado Médico na Empresa e as exigências do eSocial”. Será no dia 20 de junho, a partir das 7h30, na Sede do Sesi (Avenida Amazonas, 1815 – Bairro Universitário). As inscrições já estão encerradas, mais informações o telefone para contato é (51) 3710-6110.
O eSocial é um sistema elaborado pela Receita Federal para o registro de informações de empregados e de eventos como férias e horas extras. Até agora, somente as grandes empresas estavam obrigadas a usá-lo, além de pessoas físicas com funcionários domésticos. É com o eSocial que o governo federal pretende ter maior controle sobre fraudes e garantir o pagamento dos tributos e dos trabalhadores formais. Ao contrário do que pode parecer, não se trata de mais uma burocracia. O sistema deverá simplificar o envio das informações e tomar menos tempo dos empresários.
De acordo com a gestora de projetos no Sebrae RS, Cláudia Regina de Souza Kuhn, o encontro do dia 20 de junho está com as inscrições encerradas. “O assunto é de extrema importância para todas as empresas. O eSocial gera mudanças de controles gerenciais e de processos”, comenta ela. Além disso, “o gerenciamento de atestados passa a ser feito nas empresas, o que demandará ainda mais atenção para as questões dos Recursos Humanos e Financeiras”.
Ao longo do evento, os convidados vão assistir a palestra do médico do trabalho Erico Barth. Ele deverá apontar os aspectos mais relevantes nas relações com os funcionários e prevenção de lesões ou problemas que só acarretam em perdas para todos. Como forma de exemplificar como já é feito o eSocial em uma indústria de Lajeado, haverá apresentação da Serraff Indústria de Trocadores de Calor. Embora essa não seja uma pequena empresa, a gestão já está adaptada ao sistema e os resultados internos são bastante satisfatórios.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.