Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI Credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Entenda o eSocial e a gestão de atestados

Sesi e Sebrae RS esclarecem como funciona o sistema que será obrigatório a partir de julho

19/06/18

Da Redação

COMPARTILHE

Lajeado – A obrigatoriedade de uso do sistema eSocial, a partir de 16 de julho, para as micro e pequenas empresas e para os Microempreendedores Individuais (MEIs) é motivo ainda de muitas dúvidas para os gestores desses negócios. Em uma parceria com o Sesi Lajeado, o Sebrae RS convida os empresários da região para participarem do café da manhã especial sobre os temas “O Gerenciamento do Atestado Médico na Empresa e as exigências do eSocial”. Será no dia 20 de junho, a partir das 7h30, na Sede do Sesi (Avenida Amazonas, 1815 – Bairro Universitário). As inscrições já estão encerradas, mais informações o telefone para contato é (51) 3710-6110.

O evento ocorre a partir das 7h30, na Sede do Sesi (Avenida Amazonas, 1815 – Bairro Universitário) Foto: Banco de Imagens

O eSocial é um sistema elaborado pela Receita Federal para o registro de informações de empregados e de eventos como férias e horas extras. Até agora, somente as grandes empresas estavam obrigadas a usá-lo, além de pessoas físicas com funcionários domésticos. É com o eSocial que o governo federal pretende ter maior controle sobre fraudes e garantir o pagamento dos tributos e dos trabalhadores formais. Ao contrário do que pode parecer, não se trata de mais uma burocracia. O sistema deverá simplificar o envio das informações e tomar menos tempo dos empresários.

De acordo com a gestora de projetos no Sebrae RS, Cláudia Regina de Souza Kuhn, o encontro do dia 20 de junho está com as inscrições encerradas. “O assunto é de extrema importância para todas as empresas. O eSocial gera mudanças de controles gerenciais e de processos”, comenta ela. Além disso, “o gerenciamento de atestados passa a ser feito nas empresas, o que demandará ainda mais atenção para as questões dos Recursos Humanos e Financeiras”.

Ao longo do evento, os convidados vão assistir a palestra do médico do trabalho Erico Barth. Ele deverá apontar os aspectos mais relevantes nas relações com os funcionários e prevenção de lesões ou problemas que só acarretam em perdas para todos. Como forma de exemplificar como já é feito o eSocial em uma indústria de Lajeado, haverá apresentação da Serraff Indústria de Trocadores de Calor. Embora essa não seja uma pequena empresa, a gestão já está adaptada ao sistema e os resultados internos são bastante satisfatórios.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Julho de 2018

O “Uber” das diaristas

SAIBA MAIS

 

20 de Julho de 2018

Gaúchos vendem mais de R$ 8 milhões na Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: