Mais buscados: Mei Credito SEI Boas Praticas Consultoria
Da Redação
Porto Alegre – Os empreendedores já constituídos e aqueles que pretendem se aventurar no mundo dos negócios têm, a partir desta quarta-feira, 27 de julho, um espaço que é referência para suas necessidades e demandas, em Porto Alegre. A inauguração da Sala do Empreendedor da Capital gaúcha ocorreu nesta manhã e reuniu o prefeito José Fortunati, o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Alessandro Machado, o diretor geral da Endeavor Brasil, Juliano Seabra, e demais parceiros envolvidos no projeto.
A Sala do Empreendedor está localizada na Rua Siqueira Campos, 805, e funcionará das 10h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira, possibilitando a emissão de Alvarás de Localização e Funcionamento, entre outros serviços que irão agilizar e desburocratizar o processo de abertura e fechamento de empresas. “Hoje damos um grande passo para facilitar a vida dos empreendedores de Porto Alegre, iniciativa que evoluirá ainda mais com a aprovação, na Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei que propõe a flexibilização da Lei Kiss (Lei de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI)”, destacou Alessandro Machado. Conforme o dirigente do SEBRAE/RS, caso as alterações sejam aprovadas, o tempo médio de abertura de empresas em todo o Estado cairá consideravelmente, tendo em vista que a proposta cria novos mecanismos que agilizam a obtenção de alvará pelo Corpo de Bombeiros para empresas que apresentam médio e baixo risco de incêndio.
José Fortunati também enfatizou a importância de alteração na atual lei do PCCI. “Se o Rio Grande do Sul quiser avançar temos que mudar estas regras e eu estarei empenhado neste pleito. Para Fortunati, os benefícios da Sala do Empreendedor, viabilizada pela parceria de várias instituições, serão ainda mais impactantes para o empreendedor com estas alterações na Lei Kiss. “Um ambiente que concentra inúmeros serviços, será ainda mais valorizado se reduzirmos o tempo médio para o registro de uma empresa que hoje, em Porto Alegre, leva mais de 400 dias”, acrescentou Fortunati.
O diretor geral da Endeavor, Juliano Seabra, disse que a inauguração da Sala do Empreendedor é uma das muitas conquistas que deverão ser celebradas em Porto Alegre. Em agosto de 2015, a Endeavor realizou diagnóstico em Porto Alegre, que indicou a cidade como uma das piores capitais do Brasil em relação aos prazos de trâmites para abertura de empresas (484 dias). “A partir do andamento das ações que envolvem a Sala do Empreendedor, a tendência é que os resultados surjam com mais transparência para a sociedade. Quanto mais formalizações de negócios, por exemplo, mais controle há sobre arrecadação, geração de empregos, renda e sustentabilidade econômica local”.
Em todo o Estado, 92 municípios já contam com a Sala do Empreendedor.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Julho de 2025Empresas de São João do Polêsine podem integrar nova rota turística no município
SAIBA MAIS10 de Julho de 2025
Sebrae RS promove rodada de negócios para impulsionar setor moveleiro durante a Fimma 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão curta)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.