Mais buscados: mEI credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Erechim – Mais um município gaúcho passou a integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). A cidade de Erechim, no Norte do Estado, formalizou sua adesão em uma cerimônia na sede da Secretaria de Desenvolvimento econômico. Com isso, o Estado passa a ter 13 municípios integrados à rede, que tem como principal objetivo desburocratizar os processos de registro e formalização de empresas.
Conforme explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, a meta é liberar o alvará provisório para que a empresa seja registrada em até sete dias. Segundo ele, a REDESIM no município vai integrar sete secretarias e as principais metas são evitar a duplicidade nos documentos exigidos e aumentar o número de formalizações. Atualmente, 90% das empresas em Erechim são pequenos negócios. Em 2015, mais de 1 mil CNPJs foram abertos na cidade. “A desburocratização é uma necessidade e é um processo de integração da gestão pública”, afirmou.
O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, disse que é preciso concentrar esforços na desburocratização, pois ela provoca uma rotina nociva. “Somos contra a ‘burocratina’, que destrói a possibilidade do surgimento de grandes negócios. Precisamos desenvolver e estimular o espírito empreendedor nas pessoas. Por causa disso, simplificar é o mais importante”, declarou.
A vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, agradeceu ao SEBRAE/RS pela parceria na implementação da REDESIM e disse que a atual administração busca incentivar o desenvolvimento econômico e que, com a rede, esse trabalho será facilitado. “Estamos em uma época de mudança de paradigma e queremos nos tornar um exemplo de sucesso”.
Também acompanharam a solenidade a gerente da Regional Norte do SEBRAE/RS, Silvana Berguemmaier; o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Alessandro Machado; o presidente da Câmara Municipal de Erechim, Fernando Barp, e representantes da Receita Federal, Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros e de outras secretarias municipais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.