
Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas consultoria

Da Redação

Estância Velha – Um novo tempo para o empreendedorismo do município será inaugurado esta semana. É a integração de Estância Velha à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIMPLES e o lançamento do Espaço do Empreendedor. São importantes marcos para a cidade que serão oficializados nesta quarta-feira, 1º de junho, às 17h30, na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Rua Presidente Lucena, 3454.
O evento contará com a participação do prefeito José Waldir Dilkin, de secretários municipais, de representantes da Câmara de Vereadores e de entidades empresariais e de contadores da cidade. Também estarão presentes o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande Sul, Paulo Roberto Kopschina, o gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Aurélio Copetti, e da gestora estadual da REDESIMPLES pelo SEBRAE/RS, Janaína Zago Medeiros, que são parceiros na implementação da REDESIMPLES no Estado.
A rapidez e o comprometimento dos servidores municipais chamaram a atenção na implementação da REDESIMPLES. “Em apenas um mês e meio, Estância Velha montou o Espaço do Empreendedor e aderiu ao sistema para desburocratizar a abertura de empresas”, conta a técnica de Políticas Públicas das Regionais Metropolitana e Vale dos Sinos do SEBRAE/RS, Paula Nicolini. “Mais do que mudar processos, é preciso um novo pensamento e uma nova atitude para estimular o empreendedorismo. E foi o que Estância Velha fez”, relata.
A coordenadora da REDESIMPLES e do Espaço do Empreendedor no município, Alana Riegel, conta que havia uma demanda muito grande por parte dos empresários e dos escritórios de contabilidade pela simplificação dos processos. “Mas não sabíamos como fazer. Foi aí que buscamos apoio no SEBRAE/RS, montamos um grupo de trabalho e abraçamos a oportunidade”, detalha.
Outra novidade é o Espaço do Empreendedor que vai funcionar em uma sala, até então inativa, ao lado da Prefeitura. “Transformamos uma área que ninguém queria, com uma reforma e outro olhar. Agora poderemos receber empresários e contadores para registro e alteração de empresas em um único local”, ressalta Alana. Com o sistema, a concessão de alvarás para empresas de baixo risco, que antes levava cerca de um mês, será feita em até cinco dias úteis.
Entenda a REDESIMPLES
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.
Benefícios para o município:
Benefícios para o usuário:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.