
Mais buscados: Mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
São Paulo – Os bons ventos se confirmam na principal feira de calçados do País. Os números registrados até o terceiro dia de evento demonstram recuperação e intensa prospecção de negócios. Foram R$ 8.656.689,00 comercializados em pares e acessórios pelas empresas gaúchas, contra R$ 8.532.864,00 vendidos no mesmo período da edição anterior. Ao todo, 42 empreendedores do setor estão presentes no estande coletivo do Rio Grande do Sul na Couromoda. O espaço é uma realização do Governo do Estado, Sebrae RS e Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O evento vai até sexta-feira, 18 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Gaúchos têm feito bons negócios no estande coletivo do RS na Couromoda (Foto: Sebrae RS)
Para o gestor de projetos do Sebrae RS Maico Fabiano Fernandes, que acompanha os empreendedores do Estado, os números são consequência do trabalho de preparação e do esforço dos participantes para buscar novos negócios. “Nos três primeiros dias, foram realizados 2.023 contatos com compradores, bem acima dos 1.619 feitos no mesmo período do ano passado”, compara. O número de negócios iniciados aumentou significativamente e passou de 760, em 2017, para 1.072, em três dias de feira este ano. Outro dado que demonstra a estratégia de expansão dos empreendedores gaúchos é o aumento de distribuidores e representantes contratados. Foram 121 até o momento, ante 37 registrados nos três primeiros dias de evento no ano passado.
Vendas crescem 15%
A empresa Menta e Hortelã, de Novo Hamburgo, é um dos exemplos dos bons resultados que estão sendo conquistados na Couromoda. A empresa fundada em 1991 participa do projeto setorial do Sebrae RS há 4 anos. “Nesta edição da feira, percebemos a euforia do público de compradores e também dos expositores, que estão confiantes de que o ano será bem melhor que os anteriores”, relata a empresária Valéria Kohlrausch. As vendas da sua marca já cresceram cerca de 15% por conta especialmente da nova coleção levada para o evento. “Trabalhamos bastante com verniz, brilho e botas em stretch, que estão chamando bastante atenção”, informa. Como resultado do investimento em criação e tendências, Valéria garantiu pedidos até de empresas do exterior, de países como Argentina e Índia. “Despertamos o interesse de grandes redes de varejo nacionais, que visitaram a feira com seus pesquisadores e já pediram amostras dos nossos produtos”, revela.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.