Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito SEI Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Estão abertas as inscrições para o Programa Centelha

Iniciativa que busca fomentar o empreendedorismo inovador conta com apoio do Sebrae RS

atualizado em: 07/06/19

Da Redação

COMPARTILHE
O objetivo do programa é transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores e empreendedores, em negócios de base tecnológica.
O objetivo do programa é transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores e empreendedores, em negócios de base tecnológica.

Até o dia 18 de julho estão abertas as inscrições para o Programa Centelha, iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Rio Grande do Sul. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Pessoas físicas e jurídicas, com até um ano de CNPJ ativo, interessadas em submeter suas propostas devem fazer pelo link http://rs.programacentelha.com.br. O edital completo, com todas as orientações, está no endereço: http://programacentelha.com.br/rs/.

O programa no Rio Grande do Sul é executado pelo Governo do Estado, por meio da Fapergs, e em parceira com Sebrae RS, Badesul e Reginp (Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação). “Caberá ao Sebrae realizar workshops de divulgação do Centelha RS em diversas regiões do Estado e o acompanhamento técnico das empresas selecionadas no programa, inserindo-as nos projetos de incentivo ao empreendedorismo”, afirma a gestora de Inovação Mercado e Serviços Financeiros da organização, Patrícia de Lima Bossle.

“Trata-se de uma iniciativa de incentivo ao empreendedorismo inovador que busca transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores, empreendedores, em negócios de base tecnológica, oferecendo recursos de subvenção econômica, ou seja, não reembolsáveis”, destaca o presidente da Fapergs, Odir Antônio Dellagostin. Ainda segundo o dirigente, serão disponibilizados R$ 1,84 milhão para até 50 propostas, recursos oriundos da Fapergs e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/FINEP.

Com base na análise do ecossistema de inovação gaúcho serão apoiados projetos nas seguintes temáticas: automação, big data, biotecnologia e genética, blockchain, design, eletroeletrônica, geoengenharia, inteligência artificial e machine learning, internet das coisas (IoT), manufatura avançada e robótica, mecânica e mecatrônica, nanotecnologia, química e novos materiais, realidade aumentada, realidade virtual, segurança, privacidade de dados, tecnologia social, tecnologia da informação (TI) e telecom.

Saiba mais

O Programa Centelha é uma iniciativa nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e executado por meio de parcerias nos Estados. O objetivo é disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do País.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: