Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi sei Credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Esteio iniciará ações do Cidade Empreendedora

O programa é uma iniciativa do Sebrae RS para melhoria do ambiente de negócios

atualizado em: 19/08/20

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio aderiu ao Cidade Empreendedora em abril deste ano e o programa é um dos projetos prioritários estabelecidos nas Metas de Gestão 2020 da prefeitura. A Administração Municipal tem promovido, nos últimos anos, ações para capacitar os empresários do município, como cursos, seminários e a Semana do Empreendedor, assim como medidas para reduzir a burocracia e simplificar a abertura de novos negócios na cidade, como a Lei de Liberdade Econômica, sendo a primeira cidade do Brasil a cria-la.

Como resultado, de acordo com dados divulgados pela administração municipal, mesmo com a pandemia da COVID-19, o saldo da abertura/encerramento de empresas em Esteio foi positivo entre janeiro e julho deste ano. Neste período, Esteio registrou um total de 423 novos negócios formais, 168 deles beneficiados pela Lei Municipal de Liberdade Econômica, em vigência desde agosto de 2019. No mesmo período, 83 empresas fecharam suas portas. A maioria dos empreendimentos foram abertos por microempreendedores individuais, com quase 300 novas empresas registradas, seguidos das microempresas (MEs), com 100 novos cadastros, e das pessoas físicas, com 14 novos empreendimentos.

Com a implantação do Cidade Empreendedora, a proposta é melhorar ainda mais o ambiente de negócios e as ações iniciais deverão estar voltadas para os eixos de Liderança, Compras Públicas, Desburocratização e Educação Empreendedora, informa a analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini.”O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS, propõe uma transformação cultural no que diz respeito à inovação e empreendedorismo, tanto na formação educacional básica dos alunos da rede municipal, bem como nas compras realizadas pela administração pública. Há uma proposta de desburocratização e modernização de sistemas que já não são compatíveis com a nossa realidade atual. Esse novo olhar possibilitará, a curto e médio prazos, fortalecer o perfil de Esteio como um município vocacionado ao empreendedorismo e inovação,” destaca o prefeito Leonardo Pascoal.

Esteio iniciará ações do Cidade Empreendedora 1

Tatiana Tanara, da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, e o prefeito, Leonardo Pascoal.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

A iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Setembro de 2020

Pandemia fez muitas empresas adaptarem o modelo de negócio

SAIBA MAIS

 

18 de Setembro de 2020

Plataforma Viva o RS estimula turismo local

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/09/2020 15:45

Edital Techfuturo investe no desenvolvimento de negócios inovadores para empresas do RS

Sebrae RS Podcast 14/09/2020 16:00

Sebrae-RS lança Desafio Go Games para ampliar a educação empreendedora nas escolas públicas gaúchas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: