Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
Porto Alegre – Para crescer é preciso, entre outros fatores, pensar diferente, ou seja, inovar. Para que os pequenos negócios fortaleçam sua participação na economia, o SEBRAE criou, em parceria com o CNPq, o Programa Agentes Locais de Inovação, que tem como objetivo promover a prática continuada de ações de inovação por meio de uma orientação proativa e personalizada. O ciclo que se encerra este ano contou com dois destaques na premiação do Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) entregue em julho: Toth Tecnologia e TAG de LUX Moda Sustentável.
A Toth Tecnologia, de Porto Alegre, atendida pelo agente Matheus Lobo, atua no desenvolvimento de soluções em equipamentos para a área da saúde, e foi reconhecida pelo projeto Inovar Toth. A iniciativa consiste, conforme detalha o diretor financeiro, Alano Fleck, em um grupo interno para fomentar ideias inovadoras. “O núcleo tem a incumbência de fazer a gestão dos aspectos de inovação, debatendo ideias para novos produtos”, disse. Segundo o diretor, a participação no ALI consolidou o projeto. “Fizemos a formalização da ideia, organizando os controles e a mensuração, e os resultados já apareceram”, comemora, sobre um novo produto que será inserido no mercado a partir dessas reuniões.
A TAG de LUX Moda Sustentável, localizada em Novo Hamburgo, foi atendida pela agente Marina Rambo, recebeu o prêmio pelo projeto “Uma nova forma de consumir a moda mais sustentável de todas: a que já existe!”. A empresária Dallen Cardoso explica que a empresa foi criada há cinco anos, com o objetivo de desmistificar a visão que muitas pessoas têm sobre o segmento de brechós. “Trabalhamos com peças que já têm uma história, a partir do garimpo de marcas interessantes”, disse.
Para isso, a empresária formou uma rede de fornecedores em outros Estados, e investe em características como atendimento e ponto de venda para cativar os clientes. “O ALI nos auxiliou a sistematizar melhor tudo isso e, principalmente, a nos fazer acreditar que somos sim inovadores”, afirma. Segundo Dallen, a premiação foi uma surpresa e uma responsabilidade para continuar o trabalho. “Vamos dar continuidade a um projeto que nasceu nesses acompanhamentos, que é uma loja virtual. Ao invés de nos mudarmos para Porto Alegre, acreditamos que um endereço na internet poderá nos manter em nossa cidade e atender lugares mais distantes”, finaliza.
Próximo ciclo do ALI
Conforme a gestora do programa ALI no SEBRAE/RS, Michele Ballejos Seleri, a entidade está finalizando o ciclo 2014-2016 e já planejando o próximo ciclo com a seleção e capacitação de novos agentes que passarão a atuar a partir de abril de 2017.
Para empresas que tiverem interesse em aderir ao projeto, é necessário ter faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões. O novo ciclo 2017-2019 contará com 40 agentes distribuídos em seis regionais de atuação do SEBRAE/RS: Metropolitana; Sinos, Caí e Paranhana; Serra Gaúcha; Vales do Taquari e do Rio Pardo, Planalto; e Sul. “A próxima edição terá seis meses a mais do tempo regular praticado até então, atingindo dois anos completos de acompanhamento. É uma iniciativa muito importante, pois impulsiona as características inovadoras de cada negócio”, ressalta Michele.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.