Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Estímulo para inovar

atualizado em: 08/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

O Programa Agentes Locais de Inovação encerra ciclo com duas empresas com destaque no Reconhecimento Inovação Empreendedora, do PGQP

Da Redação

Empresas Toth Tecnologia e TAG de LUX Moda Sustentável receberam reconhecimento do PGQP (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – Para crescer é preciso, entre outros fatores, pensar diferente, ou seja, inovar. Para que os pequenos negócios fortaleçam sua participação na economia, o SEBRAE criou, em parceria com o CNPq, o Programa Agentes Locais de Inovação, que tem como objetivo promover a prática continuada de ações de inovação por meio de uma orientação proativa e personalizada. O ciclo que se encerra este ano contou com dois destaques na premiação do Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) entregue em julho: Toth Tecnologia e TAG de LUX Moda Sustentável.

A Toth Tecnologia, de Porto Alegre, atendida pelo agente Matheus Lobo, atua no desenvolvimento de soluções em equipamentos para a área da saúde, e foi reconhecida pelo projeto Inovar Toth. A iniciativa consiste, conforme detalha o diretor financeiro, Alano Fleck, em um grupo interno para fomentar ideias inovadoras. “O núcleo tem a incumbência de fazer a gestão dos aspectos de inovação, debatendo ideias para novos produtos”, disse. Segundo o diretor, a participação no ALI consolidou o projeto. “Fizemos a formalização da ideia, organizando os controles e a mensuração, e os resultados já apareceram”, comemora, sobre um novo produto que será inserido no mercado a partir dessas reuniões.

A TAG de LUX Moda Sustentável, localizada em Novo Hamburgo, foi atendida pela agente Marina Rambo, recebeu o prêmio pelo projeto “Uma nova forma de consumir a moda mais sustentável de todas: a que já existe!”. A empresária Dallen Cardoso explica que a empresa foi criada há cinco anos, com o objetivo de desmistificar a visão que muitas pessoas têm sobre o segmento de brechós. “Trabalhamos com peças que já têm uma história, a partir do garimpo de marcas interessantes”, disse.

Para isso, a empresária formou uma rede de fornecedores em outros Estados, e investe em características como atendimento e ponto de venda para cativar os clientes. “O ALI nos auxiliou a sistematizar melhor tudo isso e, principalmente, a nos fazer acreditar que somos sim inovadores”, afirma. Segundo Dallen, a premiação foi uma surpresa e uma responsabilidade para continuar o trabalho. “Vamos dar continuidade a um projeto que nasceu nesses acompanhamentos, que é uma loja virtual. Ao invés de nos mudarmos para Porto Alegre, acreditamos que um endereço na internet poderá nos manter em nossa cidade e atender lugares mais distantes”, finaliza.

Próximo ciclo do ALI

Conforme a gestora do programa ALI no SEBRAE/RS, Michele Ballejos Seleri, a entidade está finalizando o ciclo 2014-2016 e já planejando o próximo ciclo com a seleção e capacitação de novos agentes que passarão a atuar a partir de abril de 2017.

Para empresas que tiverem interesse em aderir ao projeto, é necessário ter faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões. O novo ciclo 2017-2019 contará com 40 agentes distribuídos em seis regionais de atuação do SEBRAE/RS: Metropolitana; Sinos, Caí e Paranhana; Serra Gaúcha; Vales do Taquari e do Rio Pardo, Planalto; e Sul. “A próxima edição terá seis meses a mais do tempo regular praticado até então, atingindo dois anos completos de acompanhamento. É uma iniciativa muito importante, pois impulsiona as características inovadoras de cada negócio”, ressalta Michele.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: