Mais buscados: Mei credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Jovens de 14 a 18 anos, alunos da rede pública em todo o país, são convidados a pensar em soluções para os estudantes que estão sem aula por causa da pandemia do novo coronavírus. Os projetos selecionados vão concorrer a bolsas de estudo integrais para faculdade, cursos e outras oportunidades educacionais. Os interessados devem se inscrever gratuitamente para o Desafio Empower 2020, no site www.crieoimpossivel.com.br.
A iniciativa faz parte do projeto ‘Crie o Impossível’, que tem o propósito de inspirar alunos das escolas públicas de todo o país a sonharem e colocar em prática seus projetos de vida. No dia 30 de julho, a terceira edição do projeto vai reunir jovens de todo o Brasil, em um evento totalmente online e gratuito, que tem a pretensão de ser a “aula mais inspiradora da vida dos estudantes”.
O ‘Crie o Impossível’ é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Embaixadores da Educação e co-realizado pelo Sebrae. Com o lema “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”, o projeto tem o objetivo de mudar atitudes e impactar os jovens por meio de histórias reais e inspiradoras. Nos últimos dois anos, o evento foi realizado no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e já impactou mais de 15 mil jovens. Agora, a expectativa é impactar jovens de todo o país.
Para vencer o desânimo
Pesquisa realizada em junho pelo Conselho Nacional da Juventude apontou que três em cada 10 jovens pretendem largar a escola após a pandemia. A co-fundadora e CEO do Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu, destaca a importância do ‘Crie o Impossível’ diante do contexto atual. “Os estudantes estão desanimados por causa dos impactos da Covid-19 na educação pública. Esses alunos precisam, mais do que nunca, de motivação”.
Segundo Guilhermina, que também é ex-aluna da rede pública de ensino, além do impacto inspiracional, o ‘Crie o Impossível’ é uma chamada para a ação. “Sabemos que uma parcela relevante dos alunos de escolas públicas sequer tem acesso à internet para assistir ao evento. Por isso, convocaremos os participantes para criar soluções para os desafios da educação pública. Após o evento, serão realizadas mentorias, acompanhamento e aceleração desses projetos transformadores”, destaca.
Sobre a ONG Embaixadores da Educação
Formada pelos jovens Guilhermina Abreu, Pollyane Costa e Guilherme Menezes, a ONG surgiu a partir de um propósito: melhorar a realidade das escolas públicas, estimulando o protagonismo entre os alunos, para que sejam agentes de mudança. Os jovens são ex-alunos da Escola do Sebrae NEJ (Núcleo de Empreendedorismo Juvenil) e juntos, em 2013, criaram o programa Embaixadores da Escola, o primeiro projeto social de impacto do grupo. “Tínhamos um sentimento de insatisfação com a escola pública e queríamos retribuir para a sociedade toda a oportunidade que tivemos na Escola do Sebrae”, lembra Guilhermina.
Por meio de uma metodologia própria, que inclui brincadeiras, dinâmicas e histórias inspiradoras, o projeto leva a educação empreendedora para dentro das escolas públicas, fazendo o jovem refletir sobre o seu papel. “O aluno identifica os principais desafios e problemas na escola e propõe soluções para resolvê-los. No fim, ele percebe ser o grande responsável pelas mudanças ao seu redor e que é capaz de transformar sua realidade”, explica.
Projetos inscritos no Desafio Empower 2019
Projeto “Uma escola melhor”
Aluna: Jennifer Camila Carvalho dos Santos
Telefone: (31) 97133-5271
Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viâna/Belo Horizonte
Número de alunos impactadas: 85
Problema resolvido: “Tudo que tem na escola é destruído pelos alunos.”
Solução criada: “Fizemos uma palestra falando o quanto a escola é importante, criando um sentimento de pertencimento. Quando algo é seu, você quer cuidar e zelar. Oficializamos um termo e todo aluno que promover qualquer ato de vandalismo será penalizado e os prejuízos serão cobrados dos pais ou responsáveis.”
Projeto “Voz e Ação”
Aluna: Ludmila Ramos
Telefone: (31) 9 9607-7180
Escola Estadual Henrique Sapori e Escola Estadual Vereador José Roberto Pereira/ Belo Horizonte
Número de alunos impactados: 400
Problema resolvido: “Eu sou a autoridade da escola e não adianta você falar, porque não vou te ouvir.”
Solução criada: “O objetivo do projeto é fazer com que os alunos de escolas públicas tenham voz ativa dentro da escola. Fizemos uma palestra falando sobre o assunto e criamos uma caixa para os alunos darem sugestões para a solução do problema.”
Projeto Psicojovem
Aluna: Claysi Cristina Coelho da Silva
Telefone: (31) 9 8690-0616
Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viana/Belo Horizonte
Número de alunos impactados: 120
Problema resolvido: A violência e a falta de empatia entre professores, alunos e a escola.
Solução criada: o projeto oferece aos alunos acesso a psicólogos voluntários dispostos a ajudar no tratamento de questões enfrentadas no ambiente familiar. Seus idealizadores entendem que a falta de ajuda profissional para lidar com problemas de ordens diversas gera nos adolescentes comportamentos agressivos que são direcionados aos professores e aos próp
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.