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Da Redação
Jovens de 14 a 18 anos, alunos da rede pública em todo o país, são convidados a pensar em soluções para os estudantes que estão sem aula por causa da pandemia do novo coronavírus. Os projetos selecionados vão concorrer a bolsas de estudo integrais para faculdade, cursos e outras oportunidades educacionais. Os interessados devem se inscrever gratuitamente para o Desafio Empower 2020, no site www.crieoimpossivel.com.br.
A iniciativa faz parte do projeto ‘Crie o Impossível’, que tem o propósito de inspirar alunos das escolas públicas de todo o país a sonharem e colocar em prática seus projetos de vida. No dia 30 de julho, a terceira edição do projeto vai reunir jovens de todo o Brasil, em um evento totalmente online e gratuito, que tem a pretensão de ser a “aula mais inspiradora da vida dos estudantes”.
O ‘Crie o Impossível’ é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Embaixadores da Educação e co-realizado pelo Sebrae. Com o lema “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”, o projeto tem o objetivo de mudar atitudes e impactar os jovens por meio de histórias reais e inspiradoras. Nos últimos dois anos, o evento foi realizado no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e já impactou mais de 15 mil jovens. Agora, a expectativa é impactar jovens de todo o país.
Para vencer o desânimo
Pesquisa realizada em junho pelo Conselho Nacional da Juventude apontou que três em cada 10 jovens pretendem largar a escola após a pandemia. A co-fundadora e CEO do Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu, destaca a importância do ‘Crie o Impossível’ diante do contexto atual. “Os estudantes estão desanimados por causa dos impactos da Covid-19 na educação pública. Esses alunos precisam, mais do que nunca, de motivação”.
Segundo Guilhermina, que também é ex-aluna da rede pública de ensino, além do impacto inspiracional, o ‘Crie o Impossível’ é uma chamada para a ação. “Sabemos que uma parcela relevante dos alunos de escolas públicas sequer tem acesso à internet para assistir ao evento. Por isso, convocaremos os participantes para criar soluções para os desafios da educação pública. Após o evento, serão realizadas mentorias, acompanhamento e aceleração desses projetos transformadores”, destaca.
Sobre a ONG Embaixadores da Educação
Formada pelos jovens Guilhermina Abreu, Pollyane Costa e Guilherme Menezes, a ONG surgiu a partir de um propósito: melhorar a realidade das escolas públicas, estimulando o protagonismo entre os alunos, para que sejam agentes de mudança. Os jovens são ex-alunos da Escola do Sebrae NEJ (Núcleo de Empreendedorismo Juvenil) e juntos, em 2013, criaram o programa Embaixadores da Escola, o primeiro projeto social de impacto do grupo. “Tínhamos um sentimento de insatisfação com a escola pública e queríamos retribuir para a sociedade toda a oportunidade que tivemos na Escola do Sebrae”, lembra Guilhermina.
Por meio de uma metodologia própria, que inclui brincadeiras, dinâmicas e histórias inspiradoras, o projeto leva a educação empreendedora para dentro das escolas públicas, fazendo o jovem refletir sobre o seu papel. “O aluno identifica os principais desafios e problemas na escola e propõe soluções para resolvê-los. No fim, ele percebe ser o grande responsável pelas mudanças ao seu redor e que é capaz de transformar sua realidade”, explica.
Projetos inscritos no Desafio Empower 2019
Projeto “Uma escola melhor”
Aluna: Jennifer Camila Carvalho dos Santos
Telefone: (31) 97133-5271
Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viâna/Belo Horizonte
Número de alunos impactadas: 85
Problema resolvido: “Tudo que tem na escola é destruído pelos alunos.”
Solução criada: “Fizemos uma palestra falando o quanto a escola é importante, criando um sentimento de pertencimento. Quando algo é seu, você quer cuidar e zelar. Oficializamos um termo e todo aluno que promover qualquer ato de vandalismo será penalizado e os prejuízos serão cobrados dos pais ou responsáveis.”
Projeto “Voz e Ação”
Aluna: Ludmila Ramos
Telefone: (31) 9 9607-7180
Escola Estadual Henrique Sapori e Escola Estadual Vereador José Roberto Pereira/ Belo Horizonte
Número de alunos impactados: 400
Problema resolvido: “Eu sou a autoridade da escola e não adianta você falar, porque não vou te ouvir.”
Solução criada: “O objetivo do projeto é fazer com que os alunos de escolas públicas tenham voz ativa dentro da escola. Fizemos uma palestra falando sobre o assunto e criamos uma caixa para os alunos darem sugestões para a solução do problema.”
Projeto Psicojovem
Aluna: Claysi Cristina Coelho da Silva
Telefone: (31) 9 8690-0616
Escola Estadual Professora Maria Elizabeth Viana/Belo Horizonte
Número de alunos impactados: 120
Problema resolvido: A violência e a falta de empatia entre professores, alunos e a escola.
Solução criada: o projeto oferece aos alunos acesso a psicólogos voluntários dispostos a ajudar no tratamento de questões enfrentadas no ambiente familiar. Seus idealizadores entendem que a falta de ajuda profissional para lidar com problemas de ordens diversas gera nos adolescentes comportamentos agressivos que são direcionados aos professores e aos próp
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