
Mais buscados: MeI crEdito SEI Boas praticas consultoria

Da Redação
Com o objetivo de compartilhar e debater os resultados do primeiro ciclo dos projetos em desenvolvimento no Pacto Alegre, será realizado nesta terça-feira, 03 de dezembro, a partir das 8h, um encontro com organizações da sociedade e lideranças. O evento acontecerá a partir das 8h, no Nau Live Spaces (Avenida Franklin Roosevelt, 1308, no 4º Distrito – Porto Alegre) e terá como atração a participação do professor Josep Piqué, que liderou a transformação da cidade de Barcelona e atua como consultor internacional do Pacto Alegre. Inscrições gratuitas podem ser feitas site da Sympla – Primeiras Entregas do Pacto Alegre. Mais informações pelo e-mail contato@pactoalegre.poa.br.
O encontro segue o tom da inovação e foi desenvolvido no formato de arena. Cada projeto será apresentado em 10 minutos, mostrando as entregas já realizadas e uma síntese do planejamento para o próximo ciclo. O evento também terá espaço para exposição de ações da comunidade consideradas importantes para Porto Alegre.

A região que compreende os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos, conhecida como 4º Distrito, passa por um processo de revitalização para que sejam criadas condições para a retomada do seu desenvolvimento focado principalmente em inteligência e inovação. A chamada revitalização criativa, um dos pilares do Pacto Alegre – movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade – começa a ser colocada em prática na região.
A área do 4º Distrito de Porto Alegre já foi identificada com vocação para se tornar um espaço de inteligência e inovação, abrigando centros de pesquisa, empresas de tecnologia e indústria criativa, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida dos seus habitantes, com soluções urbanas eficientes e infraestrutura adequada. A proposta é transformar o território em um Distrito Criativo, como existe em Barcelona, na Espanha.
Entre as ações, está o mapeamento do universo dos empreendimentos da região, realizado pelo Sebrae RS, a fim de conhecer o perfil dos empreendedores, identificar o nível de gestão dos negócios e ver o que pode ser aperfeiçoado. Em uma segunda fase, começará o processo de alavancagem dos empreendimentos para revitalização do cenário atual e atração de novos negócios.
PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento / Exposição dos projetos
8h30 – Abertura
9h – Propostas Estratégicas – Coordenação Executiva do Pacto Alegre
9h05 – Instituto Caldeira
9h15 – Educação Transformadora
9h25 – Diretrizes Urbanas Inovadoras
9h35 – Saúde Digital
9h45 – Formação de Agentes de Inovação / MBA em Ecossistema de Inovação
9h55 – Espaço para perguntas – 10min
10h05 – Intervalo de 10 min
10h15 – Qualidade de Vida
10h20 – Engaja POA (Open City)
10h30 – Smart City – Todas as Gerações
10h40 – W0nd3r – Água Maravilhosa
10h50 – Mexe com POA – do centro à periferia
11h00 – Espaço para perguntas – 10min
11h10 – Educação e Talentos
11h15 – Professor Inovador
11h25 – Olimpíadas da Inovação POA
11h35 – Espaço para perguntas – 10min
11h45 – Intervalo para almoço de 1h15
13h00 – Imagem da Cidade
13h05 – POA 2020
13h15 – Rotas de POA
13h25 – Marca de POA (Place Branding)
13h35 – Espaço para perguntas
Siga o SEBRAE RS
Notícias
15 de Setembro de 2026Últimos dias para propriedades se inscreverem em programa de qualificação do turismo rural gaúcho
SAIBA MAIS14 de Setembro de 2026
Sebrae RS transforma histórias da estrada em trilha prática para pequenos negócios
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF