Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Expectativa com um novo governo recupera o otimismo dos donos de pequenos negócios

Sondagem Conjuntural feita pelo Sebrae mostra que aumentou o percentual de empresários que acreditam na melhora da economia brasileira.

01/10/18

Da Redação

COMPARTILHE

Os donos de pequenos negócios voltaram a ficar mais otimistas com o futuro da economia brasileira. A mais recente Sondagem Conjuntural, realizada pelo Sebrae, entre os dias 28 de agosto e 12 de setembro, mostra que depois de cair para o patamar de 31,4% (sondagem de junho/2018), o percentual de empresários que acreditam em uma melhora da economia nos próximos 12 meses voltou a subir, alcançando 37,6%.

Expectativa com um novo governo recupera o otimismo dos donos de pequenos negócios

Expectativa é de avanço com a troca de governo.

Esse percentual de otimistas superou o de empresários que acreditam que a economia vai permanecer como está (30,4%). Já o percentual de empresários pessimistas, que acham que a economia irá piorar, caiu de 30,9% (sondagem de junho/2018) para 22,5% (sondagem de setembro/2018).

Entre as razões apontadas pelos empreendedores entrevistados, a expectativa de que os novos políticos eleitos poderão melhorar a economia do País (68,8%) e os sinais de recuperação da economia (62%) são as principais justificativas indicadas para a retomada do otimismo. Já entre os empresários pessimistas, 92,1% não confiam nos políticos atuais e 69% também não acreditam que o País vai melhorar após as eleições.

“O empresário de pequeno negócio é naturalmente otimista e a perspectiva de mudança na condução política acaba por injetar novos ânimos. Resta agora os candidatos incluírem, nos planos de governo, mais propostas para assegurar a sobrevivência das micro e pequena empresa diante do ambiente hostil que existe no Brasil para empreender”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

A sondagem feita pelo Sebrae ouviu 2.992 donos de pequenos negócios (Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Novembro de 2018

Estande coletivo na Feira Zero Grau atrai compradores

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2018

Gilberto Porcello Petry é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:25

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor encerra etapa regional na capital

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:20

São Francisco de Assis recebe Rodada Regional para produção local

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: