Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Expointer 2019 também é feita para aprimorar o paladar

Espaço Juntos para Competir oferece oficinas gratuitas de harmonização de queijos, vinhos e doce de leite, que acontecem em três edições diárias

atualizado em: 26/08/19

Da Redação

COMPARTILHE
Expointer 2019 é feita para aprimorar o paladar

As vagas esgotaram em cada uma das três edições que aconteceram neste domingo.

A fila de espera ilustra o sucesso das três edições diárias das oficinas de Harmonização de Queijos, Vinhos e Doce de Leite, que acontecem no Espaço Juntos para Competir, iniciativa da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac.

A enfermeira Aline Potlasnisky aproveitou a visita à Expointer 2019 para vivenciar essa experiência. Além de ser uma apreciadora da culinária do campo, segundo ela, a oficina foi importante para conhecer um pouco mais sobre a qualidade e a procedência dos produtos, e poder avaliar melhor cada um deles. “Conheço muitas vinícolas da Serra, mas essa degustação de vinhos com o queijo e com o doce de leite foi excelente. O contraste do amargo com o doce foi maravilhoso e me surpreendeu”, comenta Aline

As vagas esgotaram em cada uma das três edições que aconteceram no domingo (25/08). Nelas, 26 pessoas por oficina puderam harmonizar o vinho branco, feito com a uva Lorena na cidade de Tuiuti – distrito de Bento Gonçalves -, com um queijo colonial de Teutônia, que começou a ser produzido aqui no Estado em 1908, cujo tempo de maturação varia entre 15 e 20 dias, deixando o sabor um pouco mais suave. Depois, foi a vez de um Merlot tinto, feito em Bento Gonçalves, com um queijo serrano, produzido em São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra, fabricado com leite cru e que leva cerca de 60 dias para maturar, gerando um sabor mais picante e, ao mesmo tempo, amanteigado. Por fim, a harmonização foi feita com doce de leite e espumante moscatel, que tem o propósito de limpar o paladar, não deixando enjoativo o consumo do doce.

“Essa harmonização é feita para valorizar cada vez mais a cadeia produtiva, os nossos produtores do Rio Grande do Sul e mostrar a qualidade dos nossos produtos”, disse o gestor do programa Juntos para Competir no Sebrae RS, André Bordignon.

As oficinas são gratuitas e realizadas diariamente em três horários: 11h30min, 13h e 15h30m, com duração é de 45 minutos. As inscrições podem ser feitas no local, dentro do Espaço Juntos para Competir, no Pavilhão Internacional. Corra porque as vagas são limitadas!

Dicas valiosas

Expointer 2019 é feita para aprimorar o paladar 2A sommelier Nathalia Cirio, que apresentou ao público participante as sugestões de harmonização, comentou que “existem duas principais formas de harmonização: por contraste ou por semelhança. Porém, o melhor resultado vai depender do paladar de cada um porque o gosto é subjetivo. A sugestão que pode funcionar melhor é experimentar um queijo mais suave com um vinho branco e não com um vinho tinto, ao contrário do que a maioria pensa”.

Durante as oficinas, a sommelier deu uma valiosa dica: “o vinho deve ficar numa temperatura de 18 graus, mas quem não tem adega climatizada em casa, o melhor lugar para armazenar é dentro do guarda-roupas e não na cozinha, onde tem luz, calor, vibração”, finalizou.

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

O agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

Fotos: Marcus Berthold

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

04 de Julho de 2024

Antônio Prado apresentará caso de sucesso sobre desburocratização em Brasília no evento Transformar Juntos

SAIBA MAIS

 

04 de Julho de 2024

Mentorias Solidárias buscam superar pessimismo dos empresários do RS com cenário para os próximos meses

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: