Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
A atuação dos prefeitos gaúchos em prol dos pequenos negócios foi reconhecida pelo Sebrae na noite dessa segunda-feira, 26 de novembro, em Porto Alegre. Dos 68 municípios inscritos, 25 chegaram à final e sete receberam o Troféu Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em oito categorias. O município de Farroupilha, representado pelo prefeito Claiton Gonçalves, foi o destaque desta 10ª edição do concurso conquistando o reconhecimento em duas categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios e Compras Governamentais de Pequenos Negócios.
Os outros vencedores foram: Novo Hamburgo – Fatima Daudt (Categoria Cooperação Municipal para o Desenvolvimento Econômico); Bento Gonçalves – Guilherme Pasin (Categoria Pequenos Negócios no Campo); Frederico Westphalen – José Alberto Panosso (Categoria Inovação e Sustentabilidade); Campo Bom – Luciano Orsi (Categoria Empreendedorismo nas Escolas); Lajeado – Marcelo Caumo (Categoria Desburocratização e Implementação da Redesimples); e São Marcos – Evandro Carlos Kuwer (Vencedor Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual).
Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, reconhecer os gestores públicos por darem valor e atenção ao empreendedorismo está alinhado ao propósito da organização. “Temos neste grupo de prefeituras que concorreu à premiação ótimas iniciativas que mudam a realidade das pessoas e o papel do empreendedorismo é esse, transformar realidades, gerando emprego e renda”.
O governador do Estado, José Ivo Sartori, destacou que todos os finalistas da premiação podem se considerar vencedores, pois desenvolvem ações que fazem a diferença nas comunidades que lideram. “A responsabilidade de transformação é de todos nós”, disse Sartori, que já venceu em nível estadual e nacional o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural.
Os oito projetos vencedores representarão o Rio Grande do Sul no Prêmio nacional, em maio de 2019, em Brasília.
A seleção
A gestora do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no RS, Fernanda Dall’Agnol, explica que os projetos passaram por avaliações técnicas e foram julgados por comissões formadas por especialistas e entidades representativas do Estado. Os projetos devem ter sido implementados e possuir resultados mensuráveis e comprovados quanto ao estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.
O Prêmio é realizado desde 2001 pelo Sebrae com apoio da Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ministério do Planejamento, Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Instituto Rui Barbosa, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Centro de Liderança Pública, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Confederação Nacional da Indústria, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e Observatório Social do Brasil.
Conheça um pouco mais dos projetos vencedores
Categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios no Rio Grande do Sul
1º Farroupilha – Claiton Gonçalves
Projeto: Farroupilha 4.0: Cidade inteligente, negócios inovadores
Objetivo: Estimular o crescimento de todos os setores produtivos com foco nas MPEs, proporcionando geração de emprego e renda. Além de fortalecendo a economia e as potencialidades locais, desburocratizando e agilizando o registro empresarial. Também auxilia o pequeno empresário a ter presença digital, como construção de sites e páginas em redes sociais e estimula o ensino da educação financeira nas escolas.
Parceiros: Sebrae, CICS, CRC, UFRGS; Universidade Mackenzie (SP), Jucis-RS, RFB e Fepam.
Categoria Cooperação Municipal para o Desenvolvimento Econômico
Novo Hamburgo – Fatima Daudt
Projeto: Estratégia Intermunicipal em prol do Vale dos Sinos
Objetivo: Oportunizar para pequenos negócios pertencentes à cadeia produtiva do calçado, artefatos e acessórios da região acesso a novos mercados e presença no mercado da moda através da participação nas principais feiras do setor no país. Além disso, objetiva-se a recuperação da credibilidade do setor coureiro calçadista local, que devido às mudanças estruturais, necessita se posicionar cada vez mais no mercado nacional e internacional.
Municípios participantes: Novo Hamburgo, Sapiranga e Campo Bom.
Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios
Farroupilha – Claiton Gonçalves
Projeto: Quer vender para o Município? A Prefeitura de Farroupilha vai te ajudar
Objetivo: Ampliação do acesso dos MEIs, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte nas licitações públicas, principalmente das empresas locais, mediante ações em conjunto com a comunidade para fortalecer os negócios da localidade e sua participação nas licitações públicas e dar aos MEIs, MEs e EPPs locais conhecimento e acesso ao órgão municipal.
Parceiros: Sebrae RS, CICS (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sindilojas Farroupilha e Sindigêneros.
Categoria Pequenos Negócios no Campo
Bento Gonçalves – Guilherme Pasin
Projeto: Sabor de Bento: o DNA do Empreendedorismo Rural de Bento Gonçalves
Objetivo: Objetivo: Valorizar as agroindústrias familiares do município, através de certificação da qualidade dos produtos, proporcionando maior visibilidade e ampliação de mercado. Facilitar o acesso ao Programa Estadual Selo Sabor Gaúcho.
Parceiros: Secretaria Municipal de Turismo; Secretaria Municipal da Saúde; VISA; EMATER/RS – ASCAR; Embrapa Uva e Vinho; IFRS – Campus Bento Gonçalves.
Categoria Inovação e Sustentabilidade
Frederico Westphalen – José Alberto Panosso
Projeto: Fertirrigação do solo por meio de sistema de canalização por
Gravidade
Objetivo: Dar a destinação adequada para os dejetos suínos produzidos em duas granjas do município e maximizar a eficiência dos sistemas de produção existentes em cerca de 127 propriedades rurais, transformando a cadeia produtiva, reduzindo custos e melhorando a produtividade.
Parceiros: URI; UERGS; UFSM; IF Farroupilha; ACI; CDL; Sindilojas; Sindicato Rural; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Associação dos Suinocultores; Copraf; Comude; Conselho de Desenvolvimento Agropecuário; Câmara de Vereadores; Sicredi; Cresol; Banco do Brasil; Embrapa; Emater; Cooperativa Frederico Westphalen;
Categoria Empreendedorismo nas Escolas
Campo Bom – Luciano Orsi
Projeto: Campo Bom De olho no futuro
Objetivo: Objetivo: Desenvolver a educação empreendedora nas escolas, mostrando ao educando o “mundo de possibilidades” no momento de escolher uma profissão, levando em consideração ética, respeito, sustentabilidade e a importância da educação formal. Visando à qualificação profissional para sua inserção no mercado de trabalho e estimulando nos alunos o senso de criatividade, persistência, comprometimento, disciplina e autoconfiança.
Parceiros: Sebrae, Senai, Feevale, Arezzo & Co e Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom.
Categoria Desburocratização e Implementação da Redesimples
Lajeado – Marcelo Caumo
Projeto: Simplifica Lajeado
Objetivo: Possibilitar ao empreendedor a formalização da abertura e alterações de seu empreendimento em até 24 horas úteis: esta meta foi atingida em 89,05% das solicitações. Criar um regramento claro e transparente, reduzindo possíveis arbitrariedades no processo de concessão de alvarás; Ter gestão a vista dos indicadores de desempenho.
Parceiros: Sebrae, Sincovat, Acil e Corpo de Bombeiros.
Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual
São Marcos – Evandro Carlos Kuwer
Projeto: Sala do Empreendedor e Vigilância Sanitária, uma parceria de sucesso.
Objetivo: Orientar de acordo com a RDC 49/2013 100% dos novos empreendimentos que necessitem do alvará sanitário, certificando os estabelecimentos das áreas de carnes com o selo açougue seguro. Além de capacitar os empresários do setor de alimentos que necessitam de alvará sanitário no curso de boas práticas para serviços de alimentação.
Parceiros: Vigilância Sanitária e Sebrae.
Confira aqui os vídeos dos vencedores e os projetos finalistas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.