Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Farroupilha conquista duas categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Homenagem reconheceu atuação dos prefeitos municipais

atualizado em: 27/11/18

Da Redação

COMPARTILHE

 A atuação dos prefeitos gaúchos em prol dos pequenos negócios foi reconhecida pelo Sebrae na noite dessa segunda-feira, 26 de novembro, em Porto Alegre. Dos 68 municípios inscritos, 25 chegaram à final e sete receberam o Troféu Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em oito categorias. O município de Farroupilha, representado pelo prefeito Claiton Gonçalves, foi o destaque desta 10ª edição do concurso conquistando o reconhecimento em duas categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios e Compras Governamentais de Pequenos Negócios.

Farroupilha conquista duas categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Prefeito de Farroupilha (C) e os outros sete gestores concorrem à etapa nacional do prêmio, em maio de 2019, em Brasília (Foto: Rafael Marconatto)

Os outros vencedores foram: Novo Hamburgo – Fatima Daudt (Categoria Cooperação Municipal para o Desenvolvimento Econômico); Bento Gonçalves – Guilherme Pasin (Categoria Pequenos Negócios no Campo); Frederico Westphalen – José Alberto Panosso (Categoria Inovação e Sustentabilidade); Campo Bom – Luciano Orsi (Categoria Empreendedorismo nas Escolas); Lajeado – Marcelo Caumo (Categoria Desburocratização e Implementação da Redesimples); e São Marcos – Evandro Carlos Kuwer (Vencedor Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual).

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, reconhecer os gestores públicos por darem valor e atenção ao empreendedorismo está alinhado ao propósito da organização. “Temos neste grupo de prefeituras que concorreu à premiação ótimas iniciativas que mudam a realidade das pessoas e o papel do empreendedorismo é esse, transformar realidades, gerando emprego e renda”.  

O governador do Estado, José Ivo Sartori, destacou que todos os finalistas da premiação podem se considerar vencedores, pois desenvolvem ações que fazem a diferença nas comunidades que lideram. “A responsabilidade de transformação é de todos nós”, disse Sartori, que já venceu em nível estadual e nacional o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural.

Os oito projetos vencedores representarão o Rio Grande do Sul no Prêmio nacional, em maio de 2019, em Brasília.

A seleção

A gestora do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no RS, Fernanda Dall’Agnol, explica que os projetos passaram por avaliações técnicas e foram julgados por comissões formadas por especialistas e entidades representativas do Estado. Os projetos devem ter sido implementados e possuir resultados mensuráveis e comprovados quanto ao estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.

O Prêmio é realizado desde 2001 pelo Sebrae com apoio da Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ministério do Planejamento, Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Instituto Rui Barbosa, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Centro de Liderança Pública, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Confederação Nacional da Indústria, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e Observatório Social do Brasil.

Conheça um pouco mais dos projetos vencedores

Categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios no Rio Grande do Sul

1º Farroupilha – Claiton Gonçalves

Projeto: Farroupilha 4.0: Cidade inteligente, negócios inovadores

Objetivo: Estimular o crescimento de todos os setores produtivos com foco nas MPEs, proporcionando geração de emprego e renda. Além de fortalecendo a economia e as potencialidades locais, desburocratizando e agilizando o registro empresarial. Também auxilia o pequeno empresário a ter presença digital, como construção de sites e páginas em redes sociais e estimula o ensino da educação financeira nas escolas.

Parceiros: Sebrae, CICS, CRC, UFRGS; Universidade Mackenzie (SP), Jucis-RS, RFB e Fepam.

 

Categoria Cooperação Municipal para o Desenvolvimento Econômico  

Novo Hamburgo – Fatima Daudt

Projeto: Estratégia Intermunicipal em prol do Vale dos Sinos

Objetivo: Oportunizar para pequenos negócios pertencentes à cadeia produtiva do calçado, artefatos e acessórios da região acesso a novos mercados e presença no mercado da moda através da participação nas principais feiras do setor no país. Além disso, objetiva-se a recuperação da credibilidade do setor coureiro calçadista local, que devido às mudanças estruturais, necessita se posicionar cada vez mais no mercado nacional e internacional.

Municípios participantes: Novo Hamburgo, Sapiranga e Campo Bom.

 

Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios

Farroupilha – Claiton Gonçalves

Projeto: Quer vender para o Município? A Prefeitura de Farroupilha vai te ajudar

Objetivo: Ampliação do acesso dos MEIs, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte nas licitações públicas, principalmente das empresas locais, mediante ações em conjunto com a comunidade para fortalecer os negócios da localidade e sua participação nas licitações públicas e dar aos MEIs, MEs e EPPs locais conhecimento e acesso ao órgão municipal.

Parceiros: Sebrae RS, CICS (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sindilojas Farroupilha e Sindigêneros.

 

Categoria Pequenos Negócios no Campo

Bento Gonçalves – Guilherme Pasin

Projeto: Sabor de Bento: o DNA do Empreendedorismo Rural de Bento Gonçalves

Objetivo: Objetivo:  Valorizar as agroindústrias familiares do município, através de certificação da qualidade dos produtos, proporcionando maior visibilidade e ampliação de mercado. Facilitar o acesso ao Programa Estadual Selo Sabor Gaúcho.

Parceiros: Secretaria Municipal de Turismo; Secretaria Municipal da Saúde; VISA; EMATER/RS – ASCAR; Embrapa Uva e Vinho; IFRS – Campus Bento Gonçalves.

 

Categoria Inovação e Sustentabilidade

Frederico Westphalen – José Alberto Panosso

Projeto: Fertirrigação do solo por meio de sistema de canalização por

Gravidade

Objetivo: Dar a destinação adequada para os dejetos suínos produzidos em duas granjas do município e maximizar a eficiência dos sistemas de produção existentes em cerca de 127 propriedades rurais, transformando a cadeia produtiva, reduzindo custos e melhorando a produtividade. 

Parceiros: URI; UERGS; UFSM; IF Farroupilha; ACI; CDL; Sindilojas; Sindicato Rural; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Associação dos Suinocultores; Copraf; Comude; Conselho de Desenvolvimento Agropecuário; Câmara de Vereadores; Sicredi; Cresol; Banco do Brasil; Embrapa; Emater; Cooperativa Frederico Westphalen;

 

Categoria Empreendedorismo nas Escolas

Campo Bom – Luciano Orsi

Projeto: Campo Bom De olho no futuro

Objetivo: Objetivo: Desenvolver a educação empreendedora nas escolas, mostrando ao educando o “mundo de possibilidades” no momento de escolher uma profissão, levando em consideração ética, respeito, sustentabilidade e a importância da educação formal. Visando à qualificação profissional para sua inserção no mercado de trabalho e estimulando nos alunos o senso de criatividade, persistência, comprometimento, disciplina e autoconfiança.

Parceiros: Sebrae, Senai, Feevale, Arezzo & Co e Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom.

 

Categoria Desburocratização e Implementação da Redesimples

Lajeado – Marcelo Caumo

 Projeto: Simplifica Lajeado

Objetivo: Possibilitar ao empreendedor a formalização da abertura e alterações de seu empreendimento em até 24 horas úteis: esta meta foi atingida em 89,05% das solicitações. Criar um regramento claro e transparente, reduzindo possíveis arbitrariedades no processo de concessão de alvarás; Ter gestão a vista dos indicadores de desempenho.

Parceiros: Sebrae, Sincovat, Acil e Corpo de Bombeiros.

  

Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual

São Marcos – Evandro Carlos Kuwer

 Projeto: Sala do Empreendedor e Vigilância Sanitária, uma parceria de sucesso.

Objetivo: Orientar de acordo com a RDC 49/2013 100% dos novos empreendimentos que necessitem do alvará sanitário, certificando os estabelecimentos das áreas de carnes com o selo açougue seguro. Além de capacitar os empresários do setor de alimentos que necessitam de alvará sanitário no curso de boas práticas para serviços de alimentação.

Parceiros: Vigilância Sanitária e Sebrae.           

                                                           

Confira aqui os vídeos dos vencedores e os projetos finalistas.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir recebe bom público

SAIBA MAIS

 

23 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir receberá produtores rurais

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:22

Sebrae-RS promove encontros com quem pretende abrir uma Empresa Simples de Crédito

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:19

Sebrae-RS realiza seminários sobre Empresas Simples de Crédito

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: