Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei Credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Farroupilha conquista duas categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Homenagem reconheceu atuação dos prefeitos municipais

atualizado em: 27/11/18

Da Redação

COMPARTILHE

 A atuação dos prefeitos gaúchos em prol dos pequenos negócios foi reconhecida pelo Sebrae na noite dessa segunda-feira, 26 de novembro, em Porto Alegre. Dos 68 municípios inscritos, 25 chegaram à final e sete receberam o Troféu Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em oito categorias. O município de Farroupilha, representado pelo prefeito Claiton Gonçalves, foi o destaque desta 10ª edição do concurso conquistando o reconhecimento em duas categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios e Compras Governamentais de Pequenos Negócios.

Farroupilha conquista duas categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Prefeito de Farroupilha (C) e os outros sete gestores concorrem à etapa nacional do prêmio, em maio de 2019, em Brasília (Foto: Rafael Marconatto)

Os outros vencedores foram: Novo Hamburgo – Fatima Daudt (Categoria Cooperação Municipal para o Desenvolvimento Econômico); Bento Gonçalves – Guilherme Pasin (Categoria Pequenos Negócios no Campo); Frederico Westphalen – José Alberto Panosso (Categoria Inovação e Sustentabilidade); Campo Bom – Luciano Orsi (Categoria Empreendedorismo nas Escolas); Lajeado – Marcelo Caumo (Categoria Desburocratização e Implementação da Redesimples); e São Marcos – Evandro Carlos Kuwer (Vencedor Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual).

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, reconhecer os gestores públicos por darem valor e atenção ao empreendedorismo está alinhado ao propósito da organização. “Temos neste grupo de prefeituras que concorreu à premiação ótimas iniciativas que mudam a realidade das pessoas e o papel do empreendedorismo é esse, transformar realidades, gerando emprego e renda”.  

O governador do Estado, José Ivo Sartori, destacou que todos os finalistas da premiação podem se considerar vencedores, pois desenvolvem ações que fazem a diferença nas comunidades que lideram. “A responsabilidade de transformação é de todos nós”, disse Sartori, que já venceu em nível estadual e nacional o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural.

Os oito projetos vencedores representarão o Rio Grande do Sul no Prêmio nacional, em maio de 2019, em Brasília.

A seleção

A gestora do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no RS, Fernanda Dall’Agnol, explica que os projetos passaram por avaliações técnicas e foram julgados por comissões formadas por especialistas e entidades representativas do Estado. Os projetos devem ter sido implementados e possuir resultados mensuráveis e comprovados quanto ao estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.

O Prêmio é realizado desde 2001 pelo Sebrae com apoio da Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ministério do Planejamento, Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Instituto Rui Barbosa, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Centro de Liderança Pública, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Confederação Nacional da Indústria, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e Observatório Social do Brasil.

Conheça um pouco mais dos projetos vencedores

Categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios no Rio Grande do Sul

1º Farroupilha – Claiton Gonçalves

Projeto: Farroupilha 4.0: Cidade inteligente, negócios inovadores

Objetivo: Estimular o crescimento de todos os setores produtivos com foco nas MPEs, proporcionando geração de emprego e renda. Além de fortalecendo a economia e as potencialidades locais, desburocratizando e agilizando o registro empresarial. Também auxilia o pequeno empresário a ter presença digital, como construção de sites e páginas em redes sociais e estimula o ensino da educação financeira nas escolas.

Parceiros: Sebrae, CICS, CRC, UFRGS; Universidade Mackenzie (SP), Jucis-RS, RFB e Fepam.

 

Categoria Cooperação Municipal para o Desenvolvimento Econômico  

Novo Hamburgo – Fatima Daudt

Projeto: Estratégia Intermunicipal em prol do Vale dos Sinos

Objetivo: Oportunizar para pequenos negócios pertencentes à cadeia produtiva do calçado, artefatos e acessórios da região acesso a novos mercados e presença no mercado da moda através da participação nas principais feiras do setor no país. Além disso, objetiva-se a recuperação da credibilidade do setor coureiro calçadista local, que devido às mudanças estruturais, necessita se posicionar cada vez mais no mercado nacional e internacional.

Municípios participantes: Novo Hamburgo, Sapiranga e Campo Bom.

 

Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios

Farroupilha – Claiton Gonçalves

Projeto: Quer vender para o Município? A Prefeitura de Farroupilha vai te ajudar

Objetivo: Ampliação do acesso dos MEIs, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte nas licitações públicas, principalmente das empresas locais, mediante ações em conjunto com a comunidade para fortalecer os negócios da localidade e sua participação nas licitações públicas e dar aos MEIs, MEs e EPPs locais conhecimento e acesso ao órgão municipal.

Parceiros: Sebrae RS, CICS (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sindilojas Farroupilha e Sindigêneros.

 

Categoria Pequenos Negócios no Campo

Bento Gonçalves – Guilherme Pasin

Projeto: Sabor de Bento: o DNA do Empreendedorismo Rural de Bento Gonçalves

Objetivo: Objetivo:  Valorizar as agroindústrias familiares do município, através de certificação da qualidade dos produtos, proporcionando maior visibilidade e ampliação de mercado. Facilitar o acesso ao Programa Estadual Selo Sabor Gaúcho.

Parceiros: Secretaria Municipal de Turismo; Secretaria Municipal da Saúde; VISA; EMATER/RS – ASCAR; Embrapa Uva e Vinho; IFRS – Campus Bento Gonçalves.

 

Categoria Inovação e Sustentabilidade

Frederico Westphalen – José Alberto Panosso

Projeto: Fertirrigação do solo por meio de sistema de canalização por

Gravidade

Objetivo: Dar a destinação adequada para os dejetos suínos produzidos em duas granjas do município e maximizar a eficiência dos sistemas de produção existentes em cerca de 127 propriedades rurais, transformando a cadeia produtiva, reduzindo custos e melhorando a produtividade. 

Parceiros: URI; UERGS; UFSM; IF Farroupilha; ACI; CDL; Sindilojas; Sindicato Rural; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Associação dos Suinocultores; Copraf; Comude; Conselho de Desenvolvimento Agropecuário; Câmara de Vereadores; Sicredi; Cresol; Banco do Brasil; Embrapa; Emater; Cooperativa Frederico Westphalen;

 

Categoria Empreendedorismo nas Escolas

Campo Bom – Luciano Orsi

Projeto: Campo Bom De olho no futuro

Objetivo: Objetivo: Desenvolver a educação empreendedora nas escolas, mostrando ao educando o “mundo de possibilidades” no momento de escolher uma profissão, levando em consideração ética, respeito, sustentabilidade e a importância da educação formal. Visando à qualificação profissional para sua inserção no mercado de trabalho e estimulando nos alunos o senso de criatividade, persistência, comprometimento, disciplina e autoconfiança.

Parceiros: Sebrae, Senai, Feevale, Arezzo & Co e Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom.

 

Categoria Desburocratização e Implementação da Redesimples

Lajeado – Marcelo Caumo

 Projeto: Simplifica Lajeado

Objetivo: Possibilitar ao empreendedor a formalização da abertura e alterações de seu empreendimento em até 24 horas úteis: esta meta foi atingida em 89,05% das solicitações. Criar um regramento claro e transparente, reduzindo possíveis arbitrariedades no processo de concessão de alvarás; Ter gestão a vista dos indicadores de desempenho.

Parceiros: Sebrae, Sincovat, Acil e Corpo de Bombeiros.

  

Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual

São Marcos – Evandro Carlos Kuwer

 Projeto: Sala do Empreendedor e Vigilância Sanitária, uma parceria de sucesso.

Objetivo: Orientar de acordo com a RDC 49/2013 100% dos novos empreendimentos que necessitem do alvará sanitário, certificando os estabelecimentos das áreas de carnes com o selo açougue seguro. Além de capacitar os empresários do setor de alimentos que necessitam de alvará sanitário no curso de boas práticas para serviços de alimentação.

Parceiros: Vigilância Sanitária e Sebrae.           

                                                           

Confira aqui os vídeos dos vencedores e os projetos finalistas.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Maio de 2019

Dia da Indústria: a importância do Sebrae RS para as MPEs

SAIBA MAIS

 

24 de Maio de 2019

Mercado de hamburguerias deve crescer cerca de 4% no RS em 2019

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/05/2019 10:32

Dia da Indústria: Sebrae foca em gestão e desenvolvimento de mercado para o setor

Sebrae RS Podcast 21/05/2019 10:30

Empresas do RS já podem fazer registro automático no site da JucisRS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: