Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS renovam parceria

atualizado em: 10/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Assinatura do convênio para execução do programa Juntos para Competir ocorreu na Expodireto Cotrijal e reuniu representantes das três entidades

Da Redação

Carlos Sperotto (centro) no ato de assinatura da renovação da parceria (Foto: Fagner Almeida)

Não-Me-Toque – As inúmeras exigências impostas pelo comércio globalizado, em que a troca de informações e de experiências, a capacitação e a diferenciação de produto são cada vez mais necessárias, nos obrigam a uma mudança de postura. Neste contexto está o programa Juntos para Competir (JPC) – uma ação integrada no agronegócio, operada no Estado pela parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS e que, nesta terça-feira, 10 de março, teve convênio renovado, o qual prevê a cooperação técnica e financeira para a devida implementação da iniciativa em 2015.

A cerimônia ocorreu no estande do Juntos para Competir na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, e contou com a presença do presidente do Sistema FARSUL e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, do diretor-superintendente da instituição, Derly Fialho, do superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, além dos diretores Técnico e de Administração e Finanças do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos e Carlos Alberto Schütz, respectivamente.

O JPC prepara o produtor rural para ampliar a capacidade de gerenciamento do seu negócio, de forma a possibilitar um acréscimo de qualidade no seu produto, gerando mais renda para ele, ampliando empregos e colaborando para o crescimento da economia do Rio Grande do Sul. Para Sperotto, “a renovação do convênio entre as entidades tem um significado muito importante tendo em vista a representatividade do programa junto aos produtores rurais, que estão mudando suas realidades, podendo projetar um futuro melhor e estimulando os filhos a permanecerem no campo”.

Segundo o dirigente, este modelo de trabalho do Juntos para Competir, com foco no agronegócio, pode ser estendido a outras cadeias produtivas como do comércio e da indústria, por exemplo. “Quem sabe na Expodireto 2016 possamos reunir demais entidades e federações para formalizarmos novas parcerias com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios”, disse o presidente do Sistema FARSUL e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS.

Carlos Sperotto, presidente Sistema FARSUL e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, na Expodireto (Foto: Fagner Almeida)

Entenda o programa

O programa visa ao desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Estado através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários, buscando incrementar a qualidade dos produtos e agregar valor à produção. Para este ano está previsto o investimento de R$ 12.347.250,00 em 26 projetos coletivos, atingindo 3 mil produtores rurais dos segmentos da bovinocultura de corte e de leite, fruticultura, grãos, horticultura, ovinocultura, vitivinicultura e multissetoriais.

Após um contínuo processo de evolução, a forma de atuação do programa tem se caracterizado por formar grupos de produtores, de um mesmo setor e região, que possuam objetivos e metas comuns, buscando aumentar os ganhos econômicos, sociais e culturais das regiões envolvidas, com alta compatibilidade ambiental, e que possibilitem a permanência do homem no campo.

O programa é gerenciado através de projetos, permitindo assim estabelecer metas específicas transformando intenções em resultados. Além disso, objetiva ampliar cada vez mais os seus atendimentos e sua capilaridade, atende iniciativas pontuais de produtores em ações de prospeção de oportunidades e formação de novos grupos.

Objetivos do Juntos para Competir

  • Capacitar produtores rurais buscando profissionalizar os distintos setores através da melhoria dos processos gerenciais e da inovação tecnológica, primando pela melhoria constante da qualidade e o padrão dos produtos, desenvolvendo novos canais de comercialização;
  • Resgatar e fortalecer atividades geradoras de riqueza e renda para a empresa rural, realizando ações de difusão tecnológica e organização de mercado;
  • Melhorar a eficiência produtiva e a disseminação dos conceitos de Certificação, no sentido de diferenciar a produção gaúcha através de mecanismos de agregação de valor, que atendam os mercados mais exigentes;
  • Contribuir para o desenvolvimento das mais variadas atividades econômicas do agronegócio gaúcho, buscando integrada os elos envolvidos, trabalhando para uma maior estabilidade econômica e os consequentes benefícios sociais para produtores e colaboradores das cadeias produtivas por meio da ampliação do mercado doméstico;
  • Fortalecer a visão sistêmica das pequenas propriedades rurais do Estado, através dos princípios da Produção Integrada de Sistemas Agropecuários e do suporte às ações que estabeleçam sustentabilidade aos negócios rurais.

    Todo o produtor rural interessado pode participar do programa. Para isso, basta procurar o SEBRAE, o SENAR ou o Sindicato Rural mais próximo de sua região.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: