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“Feito na Serra Gaúcha” para o mercado Nacional

Iniciativa do Sebrae tem como objetivo promover marcas regionais a partir do fortalecimento da identidade, aperfeiçoamento dos produtos com ênfase no DNA das marcas, qualidade e comunicação

atualizado em: 09/10/24

Da Redação

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Com o propósito de posicionar a Serra Gaúcha como referência em identidade e qualidade em moda e design, o Feito na Serra Gaúcha chega a sua 4ª edição. Ao todo, são 17 pequenos negócios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Guaporé que participam do projeto e são identificados pelo selo que reconhece as marcas, por meio de consultorias alicerçadas em pilares como a contextualização regional para a identidade local, o desenvolvimento dos produtos e a comunicação das marcas. O resultado são as coleções desenvolvidas pelas marcas participantes, que também ganharão um editorial a partir de novembro, será exposto para apreciação do público lojista nacional nos dias 21 a 24 de outubro no Minas Trend, no BH Shopping em Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

“Costumo dizer que o Feito na Serra Gaúcha é muito mais que um projeto; é um propósito. Queremos construir um legado para a região, com uma ação de impacto econômico contínuo, que dá espaço para os negócios ampliarem mercado pela identidade e qualidade assim promover todo o ecossistema da região, inclusive o setor do Turismo”, diz Fabiana Zin, gestora de projetos de moda do Sebrae da Serra Gaúcha e criadora do Feito na Serra Gaúcha.

 

O projeto proporciona às marcas participantes a oportunidade de aprendizado com mentores nas áreas de criação, identidade e comunicação. O estilista Walter Rodrigues compartilha o seu trabalho desenvolvido na área de criação e desenvolvimento de produtos das marcas. “Nesses novos tempos, já não basta apenas fazer um produto e concorrer com preços; é preciso ser uma marca que conte sua própria história, se aproprie das cores do seu entorno, use processos de manufatura reconhecidos pela qualidade e promova a sustentabilidade. E as criações identificadas pelo selo Feito na Serra Gaúcha carregam esses propósitos em seu DNA”, comenta.

 

No time de curadores, também estão a estudiosa em moda, cultura e identidade Bernardete Venzon e a pesquisadora de comportamento e consumo Tatiane Alves. O trio trabalha em prol do novo posicionamento que as marcas desenvolvem.

 

“Em meio a tantas mudanças e transformações dos novos tempos, é preciso fortalecer nossas marcas, a identidade local e aprender a traduzir nossas histórias através do design. Uma marca precisa ter propósito, encantamento e sustentabilidade, comenta Beth, a respeito do trabalho desenvolvido com as marcas locais.

 

Já Tatiane, compartilha seu olhar a partir do trabalho desenvolvido na comunicação e posicionamento das marcas no mercado: “Com os pilares de identidade e criação delineados dentro das empresas, a comunicação destes atributos tangíveis e intangíveis é uma etapa essencial. No projeto Feito na Serra Gaúcha, isso é trabalhado de forma que o posicionamento das marcas se destaque pela diferenciação de um produto com Selo de qualidade, sustentabilidade e identidade local, agregando valor às marcas e projetando-as ao cenário nacional”.

 

O selo Feito na Serra Gaúcha é concedido para as coleções desenvolvidas pelas marcas participantes, garantindo que todo o processo de criação passou pela curadoria do projeto. Entre as 17 marcas desta quarta edição, estão: @lavia.86, @zendecor, @vivianboff, @use.moni, @zanattaoficial, @personalitacasacos, @somoslahum,@naturinconfeccoes, @alumniee, @v79.se, @7820_handmade, @tanamallmann,@bwanna_modaintima,@rafaelatomazzoni,@izabelpeteffibasso, @blumma_beachwear,@malebi_oficial.

 

A iniciativa é aperfeiçoada anualmente, permitindo a renovação das marcas participantes e consolidando assim, a Serra Gaúcha como referência nacional em moda, identidade e qualidade. Mariana D´Martini, criadora da Lahum, participa pela segunda vez do projeto, e alega que o “Projeto abriu a minha mente para novas possiblidades, tanto na forma de comunicação, como na utilização da matéria-prima, de direcionamento, estou tendo outro olhar para diversas frentes está sendo muito importante para tomada de decisão”. Já para Monica Zampieri, diretora criativa da marca Moni Confecções, garante a participação há 4 anos no projeto: “O Selo é uma oportunidade para que juntos possamos potencializar a nossa região chamando atenção para os produtos que fazemos, com história, com saberes, isso impulsiona o turismo e toda a economia do local.”

 

As inscrições para 2025 já estão abertas. O pré-requisito é ter o processo de criação voltado para o vestuário, acessórios, calçados, artesanato, móveis e home design. Mais informações podem ser buscadas no instagram @feitonaserragaucha ou pelo telefone (54) 9 9945 0577

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