Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crEdito Sei Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

“Feito na Serra Gaúcha” posiciona moda e design local no cenário nacional 

O projeto, iniciativa do Sebrae, tem como objetivo promover talentos regionais a partir do fortalecimento da identidade e da sustentabilidade, com mentoria de Walter Rodrigues, Bernardete Venzon e Tatiane Alves

atualizado em: 03/10/22

Da Redação

COMPARTILHE

Firme no propósito de posicionar a Serra Gaúcha como referência em identidade e sustentabilidade, o Feito na Serra Gaúcha chega a sua 2ª edição. Ao todo, são 16 pequenos negócios de moda e design de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi, Veranópolis e Gramado que participam do projeto e são identificados pelo selo que chancela a valorização de talentos locais, por meio de consultorias alicerçadas em pilares como a contextualização regional para a identidade local, o desenvolvimento dos produtos e a comunicação das marcas.  

O resultado – as coleções desenvolvidas pelas marcas participantes, que também ganharão um editorial em cenário singular na Serra Gaúcha – será exposto para apreciação do público e comercialização, no dia 20 de outubro e segue até o dia 22, na Loja Magnabosco (Rua Sinimbu, 1824), em Caxias do Sul. 

Costumo dizer que o Feito na Serra Gaúcha é muito mais que um projeto; é um propósito. Queremos construir um legado para a região, com uma ação de impacto econômico contínuo, que dá espaço para os negócios ampliarem mercado pela identidade e sustentabilidade e assim promover todo o ecossistema da região, inclusive o setor do Turismo”, diz Fabiana Zin, gestora de projetos de moda do Sebrae da Serra Gaúcha e criadora do Feito na Serra Gaúcha. 

O projeto proporciona às marcas participantes a oportunidade de aprendizado com mentores nas áreas de criação, identidade e comunicação. O estilista Walter Rodrigues compartilha o seu trabalho desenvolvido na área de criação e desenvolvimento de produtos das marcas. “Nesses novos tempos, já não basta apenas fazer um produto e concorrer com preços; é preciso ser uma marca que conte sua própria história, se aproprie das cores do seu entorno, use processos de manufatura reconhecidos pela qualidade e promova a sustentabilidade. E as criações identificadas pelo selo Feito na Serra Gaúcha carregam esses propósitos em seu DNA”, comenta o estilista. 

No time de curadores, também estão a estudiosa em moda, cultura e identidade Bernardete Venzon e a pesquisadora de comportamento e consumo Tatiane Alves. O trio trabalha em conjunto e concomitante ao posicionamento que as marcas desenvolvem. 

Em meio a tantas mudanças e transformações dos novos tempos, é preciso fortalecer nossas marcas, a identidade local e aprender a traduzir nossas histórias através do design. Uma marca precisa ter propósito, encantamento e sustentabilidade. E aqui, na Serra Gaúcha, somos privilegiados com uma natureza encantadora, com as tradições dos antepassados e com uma visão moderna de fazer negócios”, comenta Beth, a respeito do trabalho desenvolvido com as marcas locais.  

Já Tatiane, compartilha seu olhar a partir do trabalho desenvolvido na comunicação e posicionamento das marcas no mercado: “Com os pilares de identidade e criação delineados dentro das empresas, a comunicação destes atributos tangíveis e intangíveis é uma etapa essencial. No projeto Feito na Serra Gaúcha, isso é trabalhado de forma que o posicionamento das marcas se destaque pela diferenciação de um produto com Selo de qualidade, sustentabilidade e identidade local, agregando valor às marcas e projetando-as ao cenário nacional“. 

Além das mentorias, os empreendedores à frente das marcas participaram, durante o ano, de palestras e bate-papos com nomes de destaque no cenário de moda, como a editora de moda e artista plástica Jussara Romão, a consultora de imagem Luciana Ulrich e o estilista João Maraschin. 

O selo Feito na Serra Gaúcha é concedido para as coleções desenvolvidas pelas marcas participantes, garantindo que todo o processo de criação passou pela curadoria do projeto. Entre as 16 marcas desta segunda edição, estão: @angiefinkler, @arthahome, @brazilcoastway, @lavia.86, @lehonaplussize, @zendecor, @sallcostura, @stellasemijoias_oficial, @vira_arte, @rosamaria.homedecor, @vivianboff, @candiago.design, @theodoratricot, @use.moni, @ligiagazzolastore e @zanattaoficial. 

A iniciativa é aperfeiçoada anualmente, permitindo a renovação das marcas participantes e consolidando, assim, a Serra Gaúcha como referência nacional em moda, identidade e sustentabilidade. Mônica Zampieri, diretora da marca feminina Moni, de Flores da Cunha, esteve na primeira edição do Feito na Serra Gaúcha e permanece, assim como outras 3 marcas, na edição atual. “Com o apoio deste projeto incrível, pude reinventar a minha marca e criar coleções sustentáveis que hoje podem ser encontradas em cinco representações pelo Brasil”, conta. 

A boa notícia para os negócios que desejam participar é que as inscrições para 2023 já estão abertas. O pré-requisito é ter o processo de criação voltado para o vestuário, acessórios, calçados, móveis e home design. Mais informações podem ser buscadas no instagram @feitonaserragaucha ou pelo 54. 9 9945 0577. 

O Feito na Serra Gaúcha é uma iniciativa do Sebrae, resultado da parceria entre as entidades que promovem a indústria de moda da Serra Gaúcha, como Pólo de Moda e Fitemavest e conta ainda com o apoio da Loja Magnabosco. 

Sobre o Sebrae 

O Sebrae é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Há 50 anos atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

14 de Junho de 2024

Retomada do mercado de turismo será tema de eventos on-line realizados pelo Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

12 de Junho de 2024

Sebrae RS alerta sobre novos prazos para pagamentos de tributos para MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: