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Da Redação
Porto Alegre – A capital gaúcha recebeu, durante três dias, o Festival Movimento Hot Spot, um dos maiores eventos de incentivo a talentos criativos de todo o Brasil. O festival apresentou trabalhos de música, fotografia, filme, arquitetura, design gráfico, ilustração, cenografia, beleza, moda e design, reunindo 303 criativos selecionados em todo país, sendo que 74 da região Sul (RS, SC e PR), em uma grande exposição multimídia de artes integradas. Suas atividades ocorreram na Usina do Gasômetro, na Casa de Cultura Mario Quintana e no Complexo Vila Flores.
De forma descontraída, antenada e descolada, o público local foi conectando com a produção nacional e seus autores, criando um elo interessante de troca de conceitos e interpretações entre múltiplas formas de arte e criação. O designer Marcelo Rosenbaum, curador de arquitetura do Hot Spot, destacou que a ação é uma oportunidade rara de descentralizar os talentos das grandes cidades. “Esse projeto proporciona que a gente descubra processos criativos de forma coletiva, o que é ainda mais rico. Co-criar é uma experiência valiosa, e isso a gente vê nos índios. Nada pertence a eles mesmos, tudo é pensado e trabalhado para o coletivo, ainda que esse processo passe pelo esforço individual. Mas o indivíduo é apenas um canal”, disse.
A parceria com o SEBRAE foi destacada por Graça Cabral, diretora do IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design), responsável pelo Movimento HotSpot. Segundo ela, “essa união nos permite trabalhar intensamente o projeto, pois o SEBRAE, que sabe de mercado e empreendedorismo, ajuda a criatividade a virar um negócio de sucesso”.
Paulo Bruscato, técnico da gerência setorial da Indústria do SEBRAE/RS, salientou que, atualmente, o SEBRAE atua com 153 projetos de economia criativa, trabalhando para aumentar formalização dos empreendedores do setor. Segundo ele, “o Movimento HotSpot se alinha com os objetivos do SEBRAE de fortalecer a economia criativa por meio de cadeias produtivas ligadas a setores como moda, música, startups e design, utilizando a inovação e a criatividade e buscando aprender e interagir com novos talentos”.
O evento em Porto Alegre reuniu atrações como as apresentações de oito novos projetos musicais selecionados pelo Festival, que participam de oficinas criativas, encontros com coletivos de arte, intervenções urbanas, rodas de conversas, shows, palestras e muito mais, sempre em clima de interação com o público.
Milhares de pessoas circularam pelos locais do festival, prestigiando a série de atividades artísticas e culturais. O show de encerramento, da banda gaúcha Bidê ou Balde, no final da tarde de domingo, lotou a área externa da Usina do Gasômetro. O público cantou junto os sucessos dos quatro discos do grupo, além de várias canções do novo trabalho, como “Mesma Cidade” e “Coisinhas Nojentas de Amor”.
Sobre o Movimento HotSpot
Em março do ano passado, um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Vale e da Riachuelo, em parceria com o SEBRAE, fez um convite para qualquer brasileiro com criatividade e vontade: “Tire sua ideia da gaveta”.
De lá para cá, o Movimento HotSpot – um processo de busca, exposição e premiação que pretende revelar ao País novos talentos da criatividade em 11 áreas (arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e ideia) recebeu 1642 inscrições pelo portal www.movimentohostpot.com.br. Um total de 303 propostas criativas foram escolhidas para integrar um festival de criatividade que está passando por 10 capitais brasileiras, tendo começado por Brasília, no Distrito Federal, no dia 04 de abril.
À medida que o Festival expõe o trabalho de selecionados nesta fase, os criativos têm a oportunidade de sensibilizar público e lideranças a partir dessa vitrine criativa, ganhar visibilidade e se conectar com influenciadores que poderão potencializar o desenvolvimento desses talentos e projetos.
Dividido em várias etapas, o Movimento HotSpot tem duração de aproximadamente um ano e meio. Investindo em novos talentos, o projeto vai mostrar o potencial da criatividade em todo o Brasil. Um grupo de curadores é responsável por escolher os melhores talentos. Todos os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.
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