
Mais buscados: mEI CREDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação

Porto Alegre – Cerca de 600 professores gaúchos foram convidados pelo filósofo e professor universitário Mário Sérgio Cortella a refletir sobre novas formas de ensino, na tarde desta quinta-feira, dia 27 de setembro. “Nós, professores, temos que ter humildade para reconhecer que não sabemos tudo e buscar novas formas de conexão com os nossos alunos”, ponderou Cortella ao abrir o 4º Seminário de Educação Empreendedora, parceria entre a PUCRS e o Sebrae/RS, que neste ano integra a programação da 17ª Feira do Empreendedor.
Para exemplificar sua busca por entendimento ao público mais jovem, Cortella revelou que durante a viagem que o trouxe a Porto Alegre ouviu músicas da cantora Lady Gaga. “Usei uma música dela para abrir uma aula de filosofia na faculdade. É uma forma de tornar o conteúdo mais atraente para os alunos, jovens de 18 anos, que não vão se interessar por assuntos abstratos”, ensinou. “Crianças e adolescentes adoram a escola, eles não gostam é das nossas aulas, que tratam de coisas distantes da sua realidade.”
O professor lembrou que este público nasceu na era da internet e, consequentemente, do excesso de informações. “Informação gera conhecimento. Eu sei coisas que vocês não sabem, e vocês sabem de coisas que eu não sei. Juntos, colaboramos”, ponderou o especialista, lembrando que até algum tempo atrás, a competência era entendida como algo individual. “Agora, tendo em vista a interdependência existente, é preciso pensar que a minha competência acaba quando acaba a do outro,” analisou.
Ao falar sobre “Gestão do Conhecimento: um desafio necessário”, o filósofo lembrou a escritora Clarice Lispector. “Clarice costumava dizer que o melhor dela era aquilo que ainda não sabia, por lá estava a chance de crescimento. Só quem tem dúvidas avança”, afirmou Cortella, lembrando que bons empreendedores precisam ser audaciosos, não aventureiros. “A pessoa audaciosa se prepara antes de avançar, a aventureira testa para ver no que dá”, afirmou o professor, lembrando da necessidade que de estudo e boa base de informações também para empreendedores.
A análise do especialista é corroborada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch. “O Sebrae/RS está preocupado em fomentar o empreendedorismo já nos bancos escolares. Eventos como o Seminário de Educação Empreendedora e a Feira do Empreendedor servem, também, para nos aproximar deste público e de toda a classe empresarial gaúcha, que tanto precisa de atenção e cuidado”, afirmou o presidente.
A 17ª edição da Feira do Empreendedor acontece de 27 a 30 de setembro, no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.