Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Sei Credito CONSULTORIA Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Flores da Cunha avança na simplificação de processos para empresas

O município participa do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS

atualizado em: 09/07/21

Da Redação

COMPARTILHE

“Flores da Cunha é muito atrativa para novos negócios, mas é importante criar facilidades, reduzindo a burocracia e os custos que isso representa para o empreendedor”, afirma o secretário municipal do Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Paulo Sérgio Wichmann. “Nossa cidade tem um potencial gigantesco”, destaca o secretário. Para avançar na simplificação de processos, o município participa de consultorias do Programa Cidade Empreendedora com o objetivo de tornar o ambiente de negócios ainda mais atrativo.

 

O consultor Tiago Guerra informa que em junho teve início a consultoria de Rede Simples com foco na simplificação do processo nos atos e procedimentos relacionados aos registros, alterações e baixa de empresas. De acordo com o secretário, Flores da Cunha já integra a Rede, mas ainda não usa plenamente os módulos. Também foi realizada uma reunião para mapeamento do processo de registro de empresas e ainda para dar apoio e suporte para adequação da legislação municipal à Lei da Liberdade Econômica para que seja possível a implementação do licenciamento automático para as atividades classificadas como de baixo risco.

 

As próximas etapas do eixo Desburocratização serão para avançar no uso do sistema Integrar a fim de que a solicitação de documentos seja 100% de forma digital e também todas as adaptações necessárias para implantação do licenciamento automático digital. Com o licenciamento automático, o usuário poderá licenciar a empresa em um ambiente único e de forma digital junto aos órgãos licenciadores estaduais e à prefeitura.

 

Assim, será possível ter acesso às autorizações de funcionamento pela internet e, em alguns casos, ter acesso à própria licença (alvarás) digitalmente, eliminando a necessidade do deslocamento presencial. Com o sistema também será possível permitir que o representante legal, responsável pelo licenciamento, possa cadastrar outro representante para realizar a legalização da empresa em seu lugar. Também haverá maior interação entre o empreendedor e a prefeitura que poderá disponibilizar, via sistema, orientações para o licenciamento, pendências acerca de documentos encaminhados incorretamente, bem como disponibilizar as licenças municipais (alvarás) no sistema de licenciamento.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa voltada para engajar gestores e servidores na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo principal a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

30 de Julho de 2021

Sebrae RS valoriza potencial de professores através do Programa Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

 

30 de Julho de 2021

Canela inicia agosto com cronograma para qualificação de servidores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 02/07/2021 17:14

Projeto Comprador aproxima fornecedores e grandes players da indústria na Mercopar 2021

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em:

Nosso sistema de envio de senhas por e-mail está em manutenção, mas você pode usar o Chatbot, que fica localizado no canto direito da página, para fazer uma senha temporária