Mais buscados: mEI credito sei Boas praticas consultoria
Da Redação
Desenvolver processos de internacionalização junto às micro e pequenas empresas, respeitando o seu nível de conhecimento e experiência em comércio exterior e proporcionando um ambiente que promova a importação de insumos e a exportação de seus produtos ou serviços. Assim pode ser resumido o projeto “Produto da MPE no mundo – Alimentos & Bebidas”. Resultado de uma parceria do Sebrae Nacional, CNI, Fiergs e Sebrae RS, a iniciativa contemplou este ano um grupo de dez empresas gaúchas de olho em novas oportunidades.
De acordo com a gestora de articulação e projetos de alimentos e bebidas do Sebrae RS, Francine Danigno, além de receberem estudos sobre seus mercados-alvo durante o ano de 2021 as empresas passaram por capacitações e consultorias individuais visando à estruturação de suas atividades internacionais. “Estamos em planejamento dos projetos 2022 com perspectivas de termos uma nova edição deste projeto que já foi um sucesso”, destaca.
O foco voltado para o fomento de oportunidades no exterior fez da Lyoh um dos cases destaques da iniciativa. Com três anos de atuação no mercado nacional e presente em 12 estados, atualmente a empresa possui um portfólio de 25 temperos e especiarias liofilizados, em um processo de desidratação sob congelamento que garante que os produtos cheguem até o consumidor com sua máxima qualidade e propriedades nutritivas intactas.
Segundo a sócia-fundadora da empresa, Daiana de Souza, em janeiro de 2021 a Lyoh já iniciava sua preparação para atuar no mercado americano. O planejamento deu certo e ainda no primeiro semestre do ano a marca lançou o seu site lyohseasonings.com e, por meio de uma parceria com a gigante Amazon, começa a estreitar laços com os consumidores norte-americanos. “O projeto teve fundamental importância, pois atuou em um dos nossos focos mais importantes, que é o desenvolvimento comercial e o estabelecimento de uma rede de contatos internacionais, principalmente na questão B2B”, explica.
Da Serra Gaúcha para o mundo
Fundada em Caxias do Sul em 1982, a Vitivinícola Don Affonso, que hoje possui um portfólio em torno de 20 produtos, entre vinhos, espumantes e sucos naturais, agora também dá seus primeiros passos no segmento internacional. Para o enólogo André Gasperin, o projeto permitiu a empresa não somente prospectar novas oportunidades como estruturar de forma definitiva e profissional o departamento de exportação da empresa depois de quase 40 anos de atuação. Uma das melhorias mais importantes foi o canal digital da empresa que agora conta com conteúdo para vendas disponível em três outros idiomas além do Português – Inglês, Espanhol e Mandarim. “Somos uma empresa familiar, com estrutura pequena como qualquer outra marca do gênero. Nesse sentido, o projeto foi muito importante uma vez que nos agrega informação e capacitação. É o início da nossa internacionalização”, destaca.
A Don Affonso possui vinhedos próprios na cidade vizinha de Flores da Cunha e preza pelo cultivo de produção integrada e usa bioindicadores para o controle e monitoramento de pragas e doenças. O solo dos vinhedos é cultivado sem o uso de adubos químicos, somente com cobertura vegetal e incorporação de matéria orgânica natural. A variedade Bordô (Vitis labrusca) é muito rústica e bastante resistente a maioria das doenças fúngicas, produz com boa qualidade e estão muito bem adaptadas ao clima e solo da região.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.