Mais buscados: mEI credito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o SEBRAE/RS – Regional Norte visa estimular a economia local através da aplicação de benefícios para micro e pequenas empresas previstos na LC 123/2006. Colaboradores da instituição irão participar de um curso de compras governamentais para compradores com foco nos procedimentos para a elaboração de editais exclusivos para micro e pequenas empresas. A atividade ocorre no Campus do IFRS, em Bento Gonçalves, nos dias 2, 3 e 4 de março.
O IFRS, por conta de suas várias unidades e cursos oferecidos, realiza compras nas mais diversas áreas, incluindo agrícola, material de laboratório, de gêneros alimentícios, de construção e de expediente. A capacitação vai reunir 30 colaboradores e abordar de que forma as compras púbicas podem impulsionar a economia local. Conforme explica o técnico do SEBRAE/RS na regional Planalto Patric Cunha Strapazzon a demanda surgiu por meio de um contato do setor de compras do IFRS – Campus Sertão, na região Norte do Estado. “Eles nos procuraram, e a partir da necessidade apontada indicamos o curso com duração de três dias que, para facilitar a logística, será realizado no Campus de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O objetivo é fomentar o mercado de compras públicas para que as MPEs possam acessar o nicho de compras do setor público”, conta.
O edital exclusivo para pequenos negócios está amparado pela Lei Complementar 123/2006, atualizada pela Lei 147/2014, em que empresas desse porte recebem tratamento diferenciado, simplificado e favorecido nos âmbitos da União, dos estados e municípios. Podem participar das licitações exclusivas quando o valor da compra for de até R$ 80 mil, entre outros benefícios.
A coordenadora de compras e licitações do IFRS – Campus Sertão, Patrícia Cichota, conta que a ideia de buscar a parceria com o SEBRAE/RS surgiu de uma oficina sobre o tema realizado pela entidade. “Foi durante a Semana Orçamentária, em Brasília, em 2014. Achei o método muito dinâmico e funcional, então procurei a unidade da nossa região para realizarmos aqui. O trabalho do SEBRAE é interessante porque engloba tanto os fornecedores quanto os compradores”, disse.
Segundo Patricia, a iniciativa vai estimular o crescimento das empresas e da economia local. “Muitas micro e pequenas empresas não costumam participar desses processos, principalmente quando ligados ao governo, porque não conhecem o sistema em sua totalidade. Então é uma oportunidade para inseri-las no processo”, disse. A coordenadora destaca ainda que a expectativa com essa parceria é grande. “Nós poderemos atender melhor as empresas e gerar desenvolvimento aqui, pois nesses processos é comum trabalharmos com MPEs de outras regiões ou da Capital”, finaliza Patricia.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.