Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Erechim – Maneiras de fomentar o empreendedorismo foram o tema do Painel RBS Notícias, realizado nesta quinta-feira, 12, na Frinape, em Erechim. O evento foi promovido pelo SEBRAE/RS e pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE). Mediado pelo apresentador da RBS TV Elói Zorzetto, o encontro reuniu o diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos; o presidente da ACCIE, Claudionor Mores; o diretor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Paulo Sponchiado, e o diretor comercial da empresa Triel-HT, Darlan Dalla Rosa.
Questionado pelo mediador sobre como ser empreendedor em momentos de dificuldade, o diretor do SEBRAE/RS destacou que justamente nos momentos de dificuldade é que surgem oportunidades. “Nesse atual cenário, que considero ‘diferente’, é fundamental ter persistência, identificar nichos de mercado e saber correr riscos. Acreditamos que o empreendedorismo pode ser potencializado com técnica, foco de atuação e gestão de negócio”, afirmou Ramos.
Para Claudionor Mores, a região de Erechim é empreendedora por natureza, devido à sua formação étnica variada. “Aqui praticamos o ‘empreendedorismo da teimosia’. Somos corajosos e fortes. O empreendedor precisa se transformar em empresário para não ficar só no desejo”. O diretor da URI reforçou as palavras de Mores e disse que uma das dificuldades atuais dos empreendedores é deixar de fazer “mais do mesmo”. Segundo Sponchiado, é preciso promover a inovação. “Nesse sentido, a universidade é fundamental, pois ela tem o papel de gerar conhecimento e inovar”, salientou.
Darlan Rosa destacou que os empreendedores devem buscar alternativas no mercado, mas não devem desistir diante dos cenários difíceis. “É necessário rever conceitos. Nossa empresa, por exemplo, está participando de quatro feiras e lançará cinco novos produtos em 2016”, observou. Ayrton Ramos reforçou que o brasileiro é muito imediatista, mas os bons resultados são uma sequência de um trabalho que envolve gestão e planejamento. “O empreendedor tem que saber quem são seus parceiros, trabalhar de forma estruturada e verificar onde ele pode se especializar. E o SEBRAE/RS ajuda a fazer esse diagnóstico de forma adequada”, disse.
Salão do Empreendedor
Todas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:
O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.
Confira as imagens do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.