Mais buscados: mei crEdito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – Em 1978, Ígor Weiss, então diretor comercial da empresa Weco, voltou da Feira Industrial de Hannover, na Alemanha, animado com o produto que conhecera: um aquecedor de ambiente que aproveita as três formas de calor – radiação, condução e convecção. Quase 40 anos depois, seu filho, Jorge Weiss, apresenta na Expointer 2016 o “Campeiríssimo”, um aquecedor à lenha criado a partir do modelo alemão. O produto da empresa Gás Service está em exposição no espaço de Energia Sustentável do Salão do Empreendedor Rural, uma iniciativa FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir.
O espaço de Energia Sustentável foi criado com o objetivo de apresentar aos produtores rurais e visitantes da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina fontes alternativas de energia que causem menos impacto no meio ambiente. “Além do conceito de sustentabilidade, buscamos valorizar aqui a ideia de cadeia, em que pequenas indústrias podem oferecer soluções viáveis para o agronegócio”, explica o gerente Setorial do Agronegócio do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler.
As três empresas expositoras do espaço – Sevenia, Energia Direta e Gás Service Industrial – participam do projeto Energia Mais do SEBRAE/RS. Elas foram selecionadas entre as 150 participantes e apresentam soluções de energia alternativa, mais econômicas e sustentáveis do que a energia tradicional hídrica. “A energia eólica, por exemplo, é uma energia limpa, que supre as necessidades residenciais, comerciais e industriais e ao mesmo tempo preserva os recursos naturais do planeta”, pondera José Eurico, proprietário da empresa Energia Direta.
Outra possibilidade de energia sustentável apresentada no Salão do Empreendedor Rural é a solar, gerada a partir de placas fotovoltaicas que podem ser instaladas em qualquer terreno com grande exposição solar. “Este sistema pode ser muito útil para o agronegócio, tendo em vista que nem todas as propriedades rurais do Estado têm energia elétrica. Em outras, o abastecimento elétrico é instável”, argumenta Humberto Macedo, um dos sócios Sevenia.
Casa Inteligente na Expointer
Outra empresa que encontrou uma forma de explorar o conceito de sustentabilidade é a Colmeia, de Esteio. Também participante do projeto Energia Mais, do SEBRAE/RS, ela está trazendo para a Expointer 2016 uma proposta inteligente de residência: um container adaptado para servir como moradia. A proposta, explica Júlio Delfino, um dos sócios da empresa, é otimizar custos e reaproveitar matérias-primas. “Os containers utilizados para moradia serviram, durante 10 anos, para transportar carga. É uma forma inteligente de reaproveitamento”, explica. O espaço conceito está em exposição na entrada do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.