Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Fontes alternativas de energia para propriedades

atualizado em: 02/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Tema está em destaque no Salão do Empreendedor Rural na Expointer

Da Redação

Espaço de Energia Sustentável no Salão do Empreendedor Rural (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – Em 1978, Ígor Weiss, então diretor comercial da empresa Weco, voltou da Feira Industrial de Hannover, na Alemanha, animado com o produto que conhecera: um aquecedor de ambiente que aproveita as três formas de calor – radiação, condução e convecção. Quase 40 anos depois, seu filho, Jorge Weiss, apresenta na Expointer 2016 o “Campeiríssimo”, um aquecedor à lenha criado a partir do modelo alemão. O produto da empresa Gás Service está em exposição no espaço de Energia Sustentável do Salão do Empreendedor Rural, uma iniciativa FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir.

O espaço de Energia Sustentável foi criado com o objetivo de apresentar aos produtores rurais e visitantes da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina fontes alternativas de energia que causem menos impacto no meio ambiente. “Além do conceito de sustentabilidade, buscamos valorizar aqui a ideia de cadeia, em que pequenas indústrias podem oferecer soluções viáveis para o agronegócio”, explica o gerente Setorial do Agronegócio do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler.

As três empresas expositoras do espaço – Sevenia, Energia Direta e Gás Service Industrial – participam do projeto Energia Mais do SEBRAE/RS. Elas foram selecionadas entre as 150 participantes e apresentam soluções de energia alternativa, mais econômicas e sustentáveis do que a energia tradicional hídrica. “A energia eólica, por exemplo, é uma energia limpa, que supre as necessidades residenciais, comerciais e industriais e ao mesmo tempo preserva os recursos naturais do planeta”, pondera José Eurico, proprietário da empresa Energia Direta.

Placas fotovoltaicas em destaque pela empresa Sevenia (Foto: Fagner Almeida)

Outra possibilidade de energia sustentável apresentada no Salão do Empreendedor Rural é a solar, gerada a partir de placas fotovoltaicas que podem ser instaladas em qualquer terreno com grande exposição solar. “Este sistema pode ser muito útil para o agronegócio, tendo em vista que nem todas as propriedades rurais do Estado têm energia elétrica. Em outras, o abastecimento elétrico é instável”, argumenta Humberto Macedo, um dos sócios Sevenia.

Casa Inteligente na Expointer

Empresa de projeto do SEBRAE/RS apresenta casa sustentável na Expointer (Foto: Fagner Almeida)

Outra empresa que encontrou uma forma de explorar o conceito de sustentabilidade é a Colmeia, de Esteio. Também participante do projeto Energia Mais, do SEBRAE/RS, ela está trazendo para a Expointer 2016 uma proposta inteligente de residência: um container adaptado para servir como moradia. A proposta, explica Júlio Delfino, um dos sócios da empresa, é otimizar custos e reaproveitar matérias-primas. “Os containers utilizados para moradia serviram, durante 10 anos, para transportar carga. É uma forma inteligente de reaproveitamento”, explica. O espaço conceito está em exposição na entrada do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: