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Da Redação
Em um mercado competitivo, estar preparado faz toda a diferença. Qualificar-se, trocar experiências e investir em ideias inovadoras tornam-se essenciais, além de ser fundamental para empreendedores que querem acelerar e impulsionar os seus negócios. Por isso, quem trabalha no segmento de Alimentos & Bebidas acaba de receber uma oportunidade de crescer e alavancar suas empresas. Trata-se do projeto Foodtrends RS – Tendências e Produtos de Alimentos e Bebidas com Valor Agregado, que está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, 14 de julho. Na mesma data, às 16h, ocorrerá o Workshop Identificação de Necessidades que irá construir um levantamento das principais necessidades dos empresários e de que forma o Sebrae RS pode ajudar.
O Foodtrends RS auxiliará os empreendedores no planejamento de novos produtos ou aprimorar os já existentes a partir da utilização de insumos característicos e abundantes no Estado, de forma inovadora e agregando valor. Outro objetivo do programa é estimular a integração dos diferentes elos da cadeia produtiva de alimentos e bebidas, apresentando oportunidades e conectando as pequenas empresas às oportunidades existentes no mercado das grandes indústrias e grandes redes varejistas e de serviços.
“Queremos estimular, através de workshops e consultorias com especialistas, uma mudança de mentalidade na busca por oportunidades de novos negócios a partir das tendências de consumo de alimentos e bebidas e do novo comportamento dos consumidores. E para que eles possam planejar e desenvolver produtos mais aderentes às novas demandas de mercado. Através do programa, os empreendedores poderão olhar para esse mundo de inovação, com produtos de alto valor agregado, pois pretendemos trabalhar todo o desenvolvimento de produto, mas também toda a avaliação, o mercado de atuação da empresa, identificar potencialidades, a validação e a abertura de novos mercados”, destaca o gestor de projetos do Sebrae RS, Gustavo Rech.
O programa é voltado para empresários, produtores rurais, agroindústrias, indústrias e varejistas e terá sete etapas (confira abaixo): avaliação de potencial; tendências (informações sobre o futuro e comportamento do consumidor); planejamento de produtos; desenvolvimento do protótipo do produto; análise e teste de mercado; viabilidade; e lançamento com o posicionamento e estratégias de venda. Ao final, cada empresa participante conhecerá cada uma das etapas necessárias para o desenvolvimento de um produto e terá um protótipo ou o produto desenvolvido. Inscreva-se pelo (54)9.9905-3800 ou através do e-mail gustavoar@sebraers.com.br
Confira as etapas do projeto:
1- Avaliação de potencial: Avaliação do potencial do empreendedor e da empresa, avaliação do portfólio de produtos, marca e posicionamento. Avaliação de oportunidades para o negócio atual e avaliação de oportunidades para novos produtos. Sugestões de melhoria a partir do negócio atual e sugestões de oportunidades e negócios a partir das tendências do mercado.
2- Tendências: Informações sobre o futuro dos alimentos e bebidas, pesquisas sobre o mercado de alimentos e bebidas, informações sobre as tendências de consumo e o comportamento do consumidor de alimentos e bebidas. Análise das mudanças do comportamento do consumidor, tendências e oportunidades pós pandemia. Lacunas e oportunidades de novos negócios para os micro e pequenos no mercado de A&B. Oportunidades e conexões com grandes empresas da cadeia produtiva. O mercado mundial e brasileiro de alimentos e bebidas.
3- Planejamento de produtos: Avaliar as oportunidades do mercado apresentadas e identificar que oportunidades possuem aderência à estratégia da empresa. Boas práticas em processos de desenvolvimento de produtos de A&B e brainstorming para ideias de produtos. Definição do produto, identificar características e vantagens competitivas, esclarecer funcionalidades e validar a viabilidade do desenvolvimento.
4- Desenvolvimento do protótipo do produto: Auxiliar no desenvolvimento do protótipo do produto, desenvolvimento de ficha técnica, tabela nutricional, informações de rotulagem geral, análise de viabilidade técnica e econômica, orientações de embalagem, validade e orientações para transporte e armazenamento, informações gerais sobre a legislação vigente.
5- Análise e teste de mercado: Auxiliar na realização de testes e validação do produto junto ao mercado consumidor e aos possíveis parceiros de negócios.
6- Viabilidade: Apoiar a estruturação do estudo de viabilidade econômica financeira para o desenvolvimento e lançamento do produto e conhecer técnicas para formação do preço de venda.
7- Lançamento: Auxiliar nas projeções para a definição da produção, definição do posicionamento do produto e das estratégias de venda, elaboração do plano de marketing, avaliação de canais de venda e das oportunidades de mercado para o produto.
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