Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Sei crEdito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Frederico Westphalen desenvolverá turismo rural, acadêmico e religioso

Município do norte do Estado conta com o apoio estratégico do Sebrae RS para tornar-se um destino turístico mais atrativo

atualizado em: 07/12/20

Da Redação

COMPARTILHE

Desenvolver o turismo de um município é uma tarefa que não terá sucesso sem um esforço coletivo. Ao ver boas ações serem realizadas por negócios dos setores gastronômico, hoteleiro, religioso, educacional e rural, a prefeitura de Frederico Westphalen decidiu atuar para unir esses atrativos e formar uma rede forte que leve cada vez mais visitantes à cidade, localizada na região norte do Rio Grande do Sul. Para isso, conta com o apoio estratégico do Sebrae RS dentro do programa Cidade Empreendedora, que participa desde o ano passado.

Para entender a situação do atual cenário turístico da cidade e analisar o potencial do setor, o Sebrae RS realizou o estudo “Radar Turístico: Frederico Westphalen”, publicado em outubro deste ano. Com 52 páginas, o documento definiu pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para o turismo no município. “O radar foi importante para pautar a estratégia da cidade para a qualificação do setor. O estudo mostra o que pode ser priorizado tanto pelo poder público como pelos empresários”, conta a coordenadora estadual de turismo do Sebrae RS, Amanda Bonotto Paim.

Conforme o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, a cidade desenvolverá prioritariamente três tipos de turismo: o rural, que conta com apoio de produtores e agroindústrias; o acadêmico, por causa das quatro universidades presenciais instaladas no local, duas delas federais; e o religioso, por ter uma catedral de destaque arquitetônico e um dos seis santuários localizados em solo gaúcho do Movimento Apostólico de Schoenstatt, da Igreja Católica. Regionalmente, Frederico Westphalen vai trabalhar para desenvolver a Rota Águas e Pedras, que contempla outros 15 municípios.

“Já estamos colocando em prática uma rota de turismo rural que conta com seis propriedades, todas com agroindústrias. O grupo é formado por produtores de conservas, queijos, vinho e flores, além de uma microcervejaria”, conta Alessandro.
 

Participar do programa Cidade Empreendedora, segundo o secretário, possibilitou que o município trabalhasse na desburocratização e na formalização de negócios, ações essenciais para o turismo. “Estamos finalizando o processo de implementação do alvará 100% digital e ajudando as agroindústrias a conseguirem a certificação para poderem vender em todo o Rio Grande do Sul, por meio do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural”, acrescenta.

Cidade retomará Conselho e Plano Municipal de Turismo
A partir do Radar Turístico, o Sebrae RS também ajudará o município a retomar e a consolidar o Conselho e o Plano Municipal de Turismo. “Nossa missão é criar uma política para o setor que tenha continuidade”, afirma Alessandro.

Segundo Amanda, a criação de um conselho e de um plano municipal é importantíssimo para que o município consiga executar projetos que envolvam diferentes atores da cadeia turística e possam se destacar em um setor com muita concorrência no Estado.

“Se diferenciar no turismo gaúcho é um grande desafio e isso passa pela capacidade de impressionar. Por isso, o grande papel do Sebrae RS nessa parceria com a prefeitura de Frederico Westphalen é ajudá-la na construção de bons projetos a partir de informações, dados, experiências e orientações sobre a aplicação correta de recursos e de esforços”, completa Amanda.

 

Conheça o programa Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora foi criado pelo Sebrae RS para acelerar o desenvolvimento dos municípios e transformar a realidade das pessoas. A iniciativa trabalha para promover a transformação local nos eixos de liderança, desburocratização, compras governamentais e educação empreendedora.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: