Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi SEI Credito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Frederico Westphalen lidera compras públicas de pequenas empresas

Município estimula a participação de MPEs nos processos de licitação e na prestação de serviços

atualizado em: 24/06/21

Da Redação

COMPARTILHE

Frederico Westphalen tornou-se um case de sucesso quando o assunto é incentivo às micro e pequenas empresas para participarem dos processos licitatórios e da prestação de serviços, sendo beneficiados com esta oportunidade de negócio, fazendo com que o dinheiro público permaneça no município, gire a economia e fortaleça o desenvolvimento local. Atualmente, quase a metade das compras públicas (48%) são de fornecedores do próprio município e, percentualmente, é o município gaúcho que mais compra deste perfil de empresas. De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Simoni Duarti, este desempenho é resultado de uma série de ações entre as quais a capacitação para formalizar suas atividades a fim de poder fornecer para o poder público e o entendimento do município sobre a importância da desburocratização de processos. “Esse é o nosso propósito, tornar tudo mais fácil para que os recursos fiquem aqui, fomentando a nossa economia e gerando mais empregos”, complementa.

O município integra o programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS e a Analista de Políticas Públicas da organização Fernanda Dall’Agnol informa que um dos eixos estratégicos é o de Compras Governamentais que engloba ações para promover o acesso de pequenas empresas ao mercado das aquisições públicas. Esse processo tem como objetivo a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional, conforme prevê o Artigo. 47 da Lei Complementar n° 123/2006. No Brasil, os pequenos negócios são importantes agentes de transformação econômica e social, pois estão presentes nos 5.570 municípios do país e no RS representam 98,3% das empresas.

 Para facilitar a adequação às normas, a prefeitura lançou em 2019 o Guia do Fornecedor Municipal – Compras Governamentais criado com o objetivo de capacitar as micro e pequenas empresas locais para que elas passem a vender seus produtos e serviços ao governo municipal. A cartilha, elaborada por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais da Fazenda, de Indústria, Comércio e Turismo, Sala do Empreendedor e Sebrae RS, esclarece como fornecer produtos e serviços para o setor público e traz ainda, de forma detalhada, informações técnicas e o passo a passo das licitações e pregões do município.

Oportunidades para todos

As iniciativas de Frederico Westphalen de estímulo aos pequenos negócios são elogiadas por Pedro Kruguer que trabalha como MEI em serviços para construção civil. ”Quando veio a pandemia deu pane geral nos prestadores de serviços. Agora estamos recebendo essa baita força”, comenta. Ele consegue participar de processos envolvendo obras de pequeno porte e conta que “tem serviço para todo mundo”.

Claudimar da Rosa é dono de uma empresa de pequeno porte, a Da Rosa Serviços de Alvenaria Ltda, e está no mercado há 12 anos. Ele atua na pavimentação de empresas e em loteamentos e está acostumado a participar de trabalhos para a prefeitura. “Pretendo participar de mais licitações. O município está bastante aquecido e temos gestores bem atuantes”, afirma.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

30 de Julho de 2021

Sebrae RS valoriza potencial de professores através do Programa Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

 

30 de Julho de 2021

Canela inicia agosto com cronograma para qualificação de servidores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 02/07/2021 17:14

Projeto Comprador aproxima fornecedores e grandes players da indústria na Mercopar 2021

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em:

Nosso sistema de envio de senhas por e-mail está em manutenção, mas você pode usar o Chatbot, que fica localizado no canto direito da página, para fazer uma senha temporária