Mais buscados: mei Crédito sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
O município de Frederico Westphalen foi o primeiro a realizar o Diagnóstico Municipal com a análise dos principais indicadores socioeconômicos da cidade a fim de entender a situação e de contribuir para a tomada de decisões do poder público e da iniciativa privada, mostrando os segmentos com potencial para impulsionar o crescimento local. O relatório final é mais uma etapa do Cidade Empreendedora e usa como base os dados do Perfil das Cidades Gaúchas, um estudo exclusivo elaborado pelo Sebrae RS que compila 45 indicadores dos 497 municípios do Estado.
“Frederico Westphalen é uma cidade que está crescendo em termos de população, é uma cidade que tem uma alta taxa de jovens adultos, tem uma economia bem diversificada, sem uma renda típica de setores. Porém, essa diversificação não foi suficiente para um desenvolvimento econômico de ponta, mas possui várias iniciativas para um crescimento a médio e longo prazos, pois há um interesse do poder público por tornar a cidade um ambiente favorável”, destaca a economista e responsável pelo Diagnóstico Municipal, Patrícia Palermo.
A partir dos resultados, o município desenvolverá diversas ações para potencializar o desenvolvimento econômico local e suas principais necessidades. “A tomada de decisões das nossas ações é baseada em dados. O diagnóstico vai servir para definir as ações a serem desenvolvidas e para avaliar o que já fizemos e implementamos no município. Depois que conhecemos a realidade, podemos tomar as decisões mais corretas para o desenvolvimento e até na questão de investimentos”, destaca a secretária da Fazenda de Frederico Westphalen, Simone Duarti.
Para o analista de desenvolvimento territorial da região Norte do Sebrae RS, Patric Strapazzon, “é importante ver como o Cidade Empreendedora está avançando em Frederico Westphalen e contribuindo no desenvolvimento do território. Essa é uma entrega muito estratégia, pois dá norte para o planejamento de futuras ações”.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios gaúchos, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
A iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas: Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.