Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Gabinete Itinerante de Desenvolvimento Econômico apresenta diagnóstico de perdas das indústrias do Vale do Taquari

Dados mostram que 93% das empresas pesquisadas foram afetadas pelas cheias

atualizado em: 27/09/23

Da Redação

COMPARTILHE

O Gabinete Itinerante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), formado pela Junta Comercial do RS (JucisRS), vinculada à Sedec, e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae RS), apresentaram o diagnóstico do levantamento com 1.301 empresas, distribuídas em onze municípios do Vale do Taquari. O levantamento ocorreu de 18 a 22 de setembro, in loco, mas o fechamento contemplou os empreendedores que preencheram o questionário de forma on-line até o 26 de setembro.  O resultado mostrou que 93% delas foram afetadas diretamente pelas enchentes causadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro. Os setores mais atingidos foram o do comércio (43%) e o de serviços (43%), seguidos pelo da indústria (14%). Destas empresas, 35% são de microempresários individuais (MEI) e 59% microempresas ou empresas de pequeno porte (ME e EPP) e 6% demais portes. A coleta de dados iniciou com o Gabinete Itinerante, coordenado pela Sedec. O diretor-geral Leandro Evaldt e o diretor-geral adjunto Roger Pozzi lideraram os trabalhos em conjunto com a JucisRS e o Sebrae RS, além de contar com o apoio das associações comerciais e industriais dos municípios afetados pelo ciclone, pela CIC do Vale do Taquari e prefeituras.

Os municípios que receberam a pesquisa foram: Arroio do Meio, Bom Retiro Do Sul, Colinas, Cruzeiro Do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Taquari e Venâncio Aires. Dados mostram que as estimativas de perdas das empresas ficam em sua maioria em até 50% (41%), mas 23% delas tiveram perda total de seus maquinários e estoques. Calcula-se que o valor perdido entre as companhias que responderam à pesquisa supere os R$ 420 milhões, sendo os prejuízos mais expressivos no setor da indústria.

Um fato que chama a atenção é que das empresas que responderam à pesquisa, 75% delas não possuíam nenhum tipo de seguro e 86% delas não são adeptas do Juro Zero, programa do governo do Estado que, por meio da Sedec e dos bancos vinculados, subsidia juros de financiamentos para investimentos. Outra situação que preocupa é que somente 32% delas já retomaram as atividades, enquanto 16% não têm previsão de quando isso ocorrerá.   

A partir deste levantamento, a Sedec se reunirá com os bancos para buscar soluções financeiras para auxiliar as empresas. “Vamos fazer a mediação com os bancos vinculados à Sedec. É um processo trabalhoso, mas com o apoio do governo do Estado, fazendo todo o possível para recuperar essas empresas de maneira mais célere”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

Além de contribuir com o levantamento, o Sebrae RS mobilizou sua estrutura operacional desde a primeira semana do mês de setembro – período no qual a região enfrentou o ciclone, colocando seus canais de relacionamento à disposição da população. O telefone 0800 570 0800 e o WhatsApp (51) 3216.5000 permanecem em funcionamento para o atendimento de todos que buscam auxílio e orientação.

“Tanto do ponto de vista social quanto econômico, a retomada da normalidade da nossa região se dará de forma gradual. Em um primeiro momento, cuidando das pessoas diretamente impactadas. E, a partir de agora, fomentando políticas e ações que permitam que o trabalho, o emprego e a renda possam voltar aos patamares normais. Faremos isso em sinergia com os parceiros e entidades que compõem o nosso ecossistema empreendedor. E, principalmente, com a comunidade que tão bem nos acolhe”, destaca a gerente regional do Sebrae RS, Liane Klein.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: