Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Gaúchos estão na final nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Iniciativa reconhece as melhores práticas identificadas no País para estimular a difusão do empreendedorismo nas escolas

atualizado em: 13/08/19

Da Redação

COMPARTILHE
Gaúchos estão na final nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

As iniciativas concorreram na etapa Estadual, que aconteceu em maio, com outras 76 ideias.

O Rio Grande do Sul foi um dos destaques da etapa Regional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A iniciativa identifica, estimula, reconhece e divulga as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. Agora, o Estado levará todos os seus vencedores para a Etapa Nacional, nas quatro categorias: Os projetos “Startup Teens”, da Universidade FEEVALE, representante do Ensino Fundamental; “ALERTA! ALERTA DE ENCHENTE!”, da Escola SESI, de Montenegro, no Ensino Médio; “Educação Transformadora – Transforme seu aluno em um empreendedor”, do SENAI, no Ensino Profissionalizante; e o “IDEAR–Laboratório interdisciplinar de empreendedorismo e inovação”, da PUCRS, no Ensino superior.

Para chegar lá, as iniciativas concorreram na etapa Estadual, que aconteceu em maio, com outras 76 ideias. Depois, na etapa regional, foram reconhecidos 60 casos de todo país, que vão para a etapa Nacional. A premiação final será durante o Seminário ConheCER, promovido pelo CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora -, evento voltado para educadores, que acontecerá no dia 8 de outubro, em Florianópolis.

“Nós sempre apostamos que levaríamos nossos projetos para a etapa Nacional, pois todos os vencedores realizaram um excelente trabalho. Foi uma seleção difícil e acreditamos que eles servem de exemplo para outras instituições de ensino, pois mostram que há muito espaço para inovar na educação e introduzir o tema empreendedorismo desde cedo entre os estudantes. A educação empreendedora no Rio Grande do Sul tem muitos exemplos de sucesso, e o Prêmio veio mostrar isso, e nos dar a chance de reconhecer o trabalho incrível dessas instituições. Em Florianópolis, veremos os projetos de todo Brasil, dando ainda maior visibilidade e reconhecimento a tantos cases de sucesso no país”, comenta a gestora estadual de educação empreendedora do Sebrae RS, Priscila Trindade Sant’Anna.

Conheça os vencedores do RS de cada categoria:

Ensino Fundamental – Projeto “Startup Teens” é uma competição de startups em que os participantes são encorajados a ter ideias, validá-las, construir modelo de negócios, desenvolver o protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. A ideia foi desenvolvida por Cleber Cristiano Prodanov, Daiana de Leonço Monzon, Gustavo Piardi dos Santos, Carla Regina Bastos Adam e Jefferson Dobner Sordi, da Universidade Feevale.

Ensino Médio – Projeto “ALERTA! ALERTA DE ENCHENTE!”, de Adriana Vier e Marcelo Alexandre Azevedo, da Escola SESI de Montenegro, foi um projeto desenvolvidos pelos alunos da escola que tem como finalidade ajudar na evacuação de populações ribeirinhas em períodos de enchentes, visando principalmente as águas do Rio Caí. Pensando nessa situação, o grupo resolveu criar um robô que verifica a altura do nível da água e envia uma mensagem para um aplicativo, alertando a população.

Ensino Profissionalizante – Projeto “Educação Transformadora – Transforme seu aluno em um empreendedor”, de Carlos Artur Trein, Alexsandra Teixeira e Carina Elisa Lechner Salvaro, do SENAI, os estudantes desenvolvem produtos que solucionarão problemas reais das indústrias.

Ensino Superior – Projeto “IDEAR–Laboratório interdisciplinar de empreendedorismo e inovação”, de Naira Maria Lobraico Libermann, Gabriela Birnfeld Kurtz, Guilherme Gebhardt Wilhelm, Henrique Heckler e Ana Cecília Bisso Nunes, da PUC RS. O Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação surgiu em 2016 e atua no desenvolvimento de cidadãos propositivos e com competências transversais, capazes de transformar ideias em projetos reais.  O projeto tem 4 eixos: promoção da atitude empreendedora e de inovação com impacto social, inovação pedagógica através de metodologia ativas em sala de aula voltadas para o desenvolvimento de competências empreendedoras, desenvolvimento de professores com foco no empreendedorismo e acompanhamento de projetos de estudantes.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir receberá produtores rurais

SAIBA MAIS

 

22 de Agosto de 2019

Conheça as empresas selecionadas para a Feira Anuga

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:22

Sebrae-RS promove encontros com quem pretende abrir uma Empresa Simples de Crédito

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:19

Sebrae-RS realiza seminários sobre Empresas Simples de Crédito

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: