Mais buscados: Mei CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – Não é apenas o mercado de consumo que pauta as atividades do Salão do Empreendedor. A economia de energia em agronegócios também foi um dos temas da Arena do Conhecimento. Soluções e formas de tornar eficiente o consumo de energia em um agronegócio foram apresentadas por Arhur Denicol Ceratti, Analista de Soluções em Tecnologia e Inovação do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia.
O analista apresentou como uma consultoria pode fazer a diferença para diminuir o gasto com luz. Sugestões simples, que vão desde a troca de lâmpadas comuns por LED, até o ângulo predial foram dadas por Ceratti. Para isso, o profissional conta com uma equipe de pessoal, equipamentos e laboratório para que tudo seja analisado. “Por exemplo, no Brasil não temos um sistema de isolamento térmico eficiente. Em países como os Estados Unidos eles já utilizam isolamentos que tornam o consumo mais eficiente e ajudam na climatização do ambiente. Precisamos buscar soluções”, lembra Ceratti.
Além das mudanças físicas relacionadas a iluminação e climatização, há também uma análise de contas e fornecimento para que haja uma otimização tarifária, e ainda uma gestão, para que se possa continuar obtendo resultados. Ao final, Ceratti trouxe o exemplo de uma empresa do Vale dos Sinos que economizou cerca de R$ 30 mil anual com um plano de eficiência energética.
Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.