No dia 17 de julho, o município de Giruá celebrou o encerramento da consultoria voltada à melhoria do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), por meio do eixo Inspeção Municipal do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae RS. A ação teve como foco revisar os procedimentos e fluxos internos relacionados ao licenciamento de agroindústrias, além de apoiar a qualificação das práticas de fabricação e sanidade dos estabelecimentos atendidos. O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes de sindicatos, entidades parceiras, agroindústrias e da comunidade giruaense.
Durante o encontro, realizado na Câmara Municipal de Vereadores, foram entregues os títulos de registro do SIM a duas novas agroindústrias familiares: o Apiário JS, especializado na extração e beneficiamento de mel e derivados, e a Granja Nascer do Sol, produtora de ovos. Com essas adesões, Giruá passa a contar com sete agroindústrias habilitadas no SIM.
A programação também incluiu uma palestra da equipe da empresa Agrega Agro Negócios, abordando a importância do serviço de inspeção para a segurança dos alimentos consumidos pela população, a formalização dos empreendimentos e o fortalecimento da produção local, fatores que contribuem para a geração de renda e movimentação da economia do município e da região.
Segundo Euclides Spies, gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS: “com essa iniciativa, o Sebrae reafirma seu compromisso com o fortalecimento das micro e pequenas empresas, promovendo um ambiente de negócios mais favorável e ampliando as oportunidades de mercado para as agroindústrias locais. O incentivo à transformação da produção primária representa um importante instrumento de desenvolvimento regional, ao agregar valor à produção e impulsionar toda a cadeia produtiva”, destaca.
O eixo Inspeção Municipal do Cidade Empreendedora tem como objetivo auxiliar os municípios no aprimoramento de seus sistemas de inspeção, além de criar condições para a adesão aos serviços integrados de inspeção estadual e federal, promovendo mais competitividade às agroindústrias locais.