Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
A articulação e a cooperação entre os segmentos envolvidos no setor da saúde na Região Sul têm resultado em diversas ações conjuntas e parcerias voltadas ao enfrentamento da crise do coronavírus. “Estamos tendo muitas trocas de informações que servem para todos e muitas ideias e cooperação”, afirma a gestora de projetos do Sebrae RS Márcia Pedrotti Porto. O Conecta Saúde, Grupo da Governança de Saúde da Região Sul, integra o projeto Conexão Saúde Sul do Sebrae RS, colaborando com as iniciativas empreendedoras voltadas ao ecossistema de saúde na região. O grupo também está ajudando a divulgar diversas oportunidades de editais na área de inovação e saúde, eventos de inovação, campanhas e ações que estão sendo organizadas na Região.
Márcia relata que entre as ações estão confecção e entrega de máscaras caseiras e de FaceShield para a Secretaria da Saúde e para o Hospital de Morro Redondo, resultado da parceria das “Costureiras do Bem”, artesãs do roteiro Morro de Amores, integrantes do Projeto de Turismo, e a startup Uniello, integrante do Conecta Saúde. Outras 150 máscaras caseiras e 60 FaceShield foram doadas para a SAMU de Pelotas, ainda serão doados jalecos em TNT.
Também por meio de parcerias, desta vez com universidades – Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Fundação Universidade de Rio Grande (Furg) – prefeituras, hospitais e empresas foi implantado o sistema de teleconsultas em Pelotas e Rio Grande para tirar dúvidas e dar orientações sobre o coronavírus e como as pessoas devem proceder durante o isolamento.
Já a Lifemed, fabricante de produtos hospitalares em Pelotas, em parceria com a Whirlpool, está produzindo respiradores, e o álcool líquido e em gel para hospitais está sendo disponibilizado graças à cooperação entre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), UCPel, UFPel e Biri Refrigerantes. Outra ação consiste na criação da página https://www.facebook.com/conectasauders e no lançamento da campanha #FiqueEmCasa com orientações e recomendações sobre a quarentena.
Soluções em conjunto
“As reuniões são muito importantes para fazer aproximação com as lideranças, instituições e secretarias”, afirma Glauco Roberto Munsberg. Ele é um dos fundadores da startup Indeorum, de Pelotas, que participou da implantação da central de teleconsultas para oportunizar atendimentos mais seguros e rápidos aos cidadãos, agilizando a triagem dos casos de síndrome gripal, incluindo os de coronavírus, evitando que estas pessoas se desloquem até as unidades de saúde, quando não for necessário, e reduzindo a possibilidade de contágio.
Munsberg conta que em Rio Grande o TeleCovid-19 já envolve em torno de 90 profissionais e ajuda na identificação de casos suspeitos. O sistema faz parte de um complexo de triagem, formado pela Tenda de Informações, Tenda de Triagem, Centro de Triagem e Testagem e Hospital de Campanha. Além disso, a equipe de ciência de dados da startup fez uma análise do impacto da pandemia na rede hospitalar da Região Sul, e concluiu que o ponto mais crítico é a demanda por leitos de UTI.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.