Mais buscados: mEI CREDITO Sei boas praticas consultoria
Da Redação
A articulação e a cooperação entre os segmentos envolvidos no setor da saúde na Região Sul têm resultado em diversas ações conjuntas e parcerias voltadas ao enfrentamento da crise do coronavírus. “Estamos tendo muitas trocas de informações que servem para todos e muitas ideias e cooperação”, afirma a gestora de projetos do Sebrae RS Márcia Pedrotti Porto. O Conecta Saúde, Grupo da Governança de Saúde da Região Sul, integra o projeto Conexão Saúde Sul do Sebrae RS, colaborando com as iniciativas empreendedoras voltadas ao ecossistema de saúde na região. O grupo também está ajudando a divulgar diversas oportunidades de editais na área de inovação e saúde, eventos de inovação, campanhas e ações que estão sendo organizadas na Região.
Márcia relata que entre as ações estão confecção e entrega de máscaras caseiras e de FaceShield para a Secretaria da Saúde e para o Hospital de Morro Redondo, resultado da parceria das “Costureiras do Bem”, artesãs do roteiro Morro de Amores, integrantes do Projeto de Turismo, e a startup Uniello, integrante do Conecta Saúde. Outras 150 máscaras caseiras e 60 FaceShield foram doadas para a SAMU de Pelotas, ainda serão doados jalecos em TNT.
Também por meio de parcerias, desta vez com universidades – Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Fundação Universidade de Rio Grande (Furg) – prefeituras, hospitais e empresas foi implantado o sistema de teleconsultas em Pelotas e Rio Grande para tirar dúvidas e dar orientações sobre o coronavírus e como as pessoas devem proceder durante o isolamento.
Já a Lifemed, fabricante de produtos hospitalares em Pelotas, em parceria com a Whirlpool, está produzindo respiradores, e o álcool líquido e em gel para hospitais está sendo disponibilizado graças à cooperação entre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), UCPel, UFPel e Biri Refrigerantes. Outra ação consiste na criação da página https://www.facebook.com/conectasauders e no lançamento da campanha #FiqueEmCasa com orientações e recomendações sobre a quarentena.
Soluções em conjunto
“As reuniões são muito importantes para fazer aproximação com as lideranças, instituições e secretarias”, afirma Glauco Roberto Munsberg. Ele é um dos fundadores da startup Indeorum, de Pelotas, que participou da implantação da central de teleconsultas para oportunizar atendimentos mais seguros e rápidos aos cidadãos, agilizando a triagem dos casos de síndrome gripal, incluindo os de coronavírus, evitando que estas pessoas se desloquem até as unidades de saúde, quando não for necessário, e reduzindo a possibilidade de contágio.
Munsberg conta que em Rio Grande o TeleCovid-19 já envolve em torno de 90 profissionais e ajuda na identificação de casos suspeitos. O sistema faz parte de um complexo de triagem, formado pela Tenda de Informações, Tenda de Triagem, Centro de Triagem e Testagem e Hospital de Campanha. Além disso, a equipe de ciência de dados da startup fez uma análise do impacto da pandemia na rede hospitalar da Região Sul, e concluiu que o ponto mais crítico é a demanda por leitos de UTI.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.