Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI credito sei Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Gravataí se fortalece para ser “a cidade das startups”

Com apoio do Sebrae RS, município tem se destacado dentro do ecossistema gaúcho

atualizado em: 30/05/23

Da Redação

COMPARTILHE

Incentivos fiscais, maturidade jurídica e fortalecimento de ações de qualificação profissional para projetos inovadores. É desta forma que Gravataí está se consolidando como um dos mais emergentes polos de desenvolvimento para startups do RS. Entre outros feitos que corroboram com este cenário, a cidade acumula três edições do Startup RS – um dos maiores programas de aceleração do Estado articulado pelo SebraeX – marca de inovação do Sebrae RS – e que integraram o eixo inovação do programa Cidade Empreendedora.  

“Creio que estamos evoluindo de forma positiva e materializando cada dia mais nossas ações, atingindo níveis de maturidade expressivos para nos tornarmos a cidade das Startups”, avalia a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) de Gravataí, Selma Fraga. Segundo ela, desde 2022 a cidade vem atuando no desenvolvimento de ações em sinergia com alguns dos principais atores do ecossistema de inovação gaúcho. 

Com atuação voltada para implantação de processos de transformação digital e engenharia de software, a Trindtech é uma das startups de destaque da cidade. Em fevereiro, ela encerrou a formação dentro do Startup RS. Para o fundador da empresa, Diraci Junior Trindade da Silva, o programa de aceleração foi crucial para melhorar o posicionamento de negócio e o modelo de atuação da startup frente aos clientes e ao mercado. “Foi importante para o mapeamento de público que queremos atender. Passamos a atuar com a certeza de nosso propósito”, conta. 

Cidade efervescente  

Entre os mais recentes feitos da cidade está a implantação do Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (LIDAG), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho permite a análise de dados da prefeitura, por meio da geração de indicadores, métricas e inteligência para o governo municipal, investidores, empreendedores e startups desenvolverem soluções para governo.  

Além do Sebrae RS, UNITEC, Unisinos, Wise INNOVATION, e Associação Gaúcha e Inovação e Tecnologia do Vale do Gravataí (AGTI) são exemplos de outras instituições parceiras do poder público local no que tange à aceleração de empresas jovens que buscam ferramentas para consolidar seus modelos inovadores de negócio. “Atuamos com o conceito de hélice, agregando parceiros do ensino, empresas privadas, poder público e terceiro setor”, explica. 

Para o gestor de projetos em inovação do Sebrae RS, João Antônio Pinheiro Neto, Gravataí é um dos mais recentes cases de sucesso no Estado dentro da atuação em parcerias do Sebrae RS para fomentar a inovação nos territórios. Ele afirma que a organização tem fortalecido sua atuação desenvolvendo programas para o apoio de startups em parceria com importantes atores do ecossistema de inovação, de forma especial, desde a criação do SebraeX, em 2021.  “Desenvolvemos três edições da nossa principal ferramenta de aceleração de startups e empresas de base tecnológica, o StartupRS. Hoje Gravataí é um ambiente fértil, com resultados práticos de empresas que já estão contribuindo para a cidade”, conta. 

Ecossistema reconhecido 

Os bons ventos que sopram em direção a Gravataí serão destaque na programação do Eli Summit RS, que ocorre a partir desta quarta-feira (31/05) na UNISC, em Santa Cruz do Sul.  

A partir das 13h30min, Selma conduz o painel no qual irá apresentar o case do ecossistema de inovação de Gravataí. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

02 de Maio de 2024

Sebrae RS leva empresários gaúchos à maior feira de alimentos e bebidas das Américas

SAIBA MAIS

 

02 de Maio de 2024

Projeto Amplitude Moda Circular foca na capacitação empreendedora para mulheres

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: