Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Crédito SEI Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Guaíba oficializa integração à REDESIM

atualizado em: 06/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município é primeiro a utilizar um sistema de forma totalmente automatizada para desburocratizar o registro de empresas

Da Redação

A gerente do SEBRAE/RS na região Metropolitana (terceira à esq.) participou do evento (Foto: Prefeitura de Guaíba/Divulgação)

Guaíba – Nesta quinta-feira, 6 de agosto, o município de Guaíba passou a integrar oficialmente a REDESIM – Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. O ingresso foi formalizado pelo prefeito Henrique Tavares, juntamente com o presidente da Junta Comercial do Estado, Paulo Mazzardo, o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, e a gerente da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Ana Cláudia Monticelli. A solenidade ocorreu na Ulbra Guaíba.

No Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas.

A gestora da REDESIM pelo SEBRAE/RS, Janaína Zago Medeiros, destacou que o processo em Guaíba marca a quarta implantação no Estado e a primeira a integrar utilizando o Web Service. “Com esta tecnologia, o sistema da Prefeitura irá interagir com o Sistema Integrador de forma automática, trazendo mais eficiência no compartilhamento de dados e agilidade para o processo de registro de empresas no município”, explicou. “A implantação passou pela avaliação do fluxo de registro de empresas de Guaíba, que já contava com o Sala do Empreendedor, propiciando a entrada única de documentos, e o foco do trabalho foi principalmente na integração dos sistemas”, relatou a gestora.

Entre as novidades com a adesão da REDESIM, está a etapa de consulta da viabilidade, na qual o empresário fica sabendo no site da Junta Comercial se pode utilizar o nome escolhido para a empresa e se pode registrá-la no local pretendido. Para o secretário municipal da Fazenda, Leandro Luis Würdig Jardim, esse é um dos principais avanços do novo sistema. “Antes uma pessoa poderia abrir uma empresa e só depois descobrir que a atividade não era permitida no local. Agora será possível descobrir a viabilidade do negócio antes mesmo de fazer o registro”, ressaltou. “O trabalho conjunto entre prefeitura, SEBRAE/RS e Junta Comercial vai ajudar a fomentar a economia do município”, analisou o secretário.

No evento, o presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Paulo Mazzardo, enfatizou que a REDESIM é uma iniciativa no sentido de padronizar as melhores práticas na implantação do sistema e possibilitar o aprendizado para acelerar a simplificação do registro e legalização das empresas. “O objetivo é estimular, cada vez mais, a criação de um ambiente de negócios mais favorável ao empreendedorismo, para trazer novos investimentos e ajudar o desenvolvimento do Estado e do país”, resumiu.

O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, afirmou que o programa é uma importante ferramenta de combate à sonegação fiscal. “Hoje existem empresas em Guaíba, cadastradas na Junta Comercial, que não têm registro no município. Com a integração vamos corrigir esse problema que resulta em perda de receita”, alertou Henrique Tavares.

Esteio, Garibaldi e Lajeado são os municípios gaúchos que também estão integrados à REDESIM. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 novos municípios até o final do ano.

A REDESIM

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: