Mais buscados: Mei crEdito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Enganou-se quem achou que a imersão à Hannover Messe 2019, maior exposição do mundo sobre a indústria 4.0, limitaria-se aos pavilhões da feira. Lá, é o momento de mergulhar no conhecimento e trazer para o Brasil tudo o que há de mais moderno em termos de ideias e tecnologias para solucionar os mais diferentes desafios do mercado brasileiro. Discussões que vão muito além das fronteiras de Hannover, na Alemanha.
Ao todo, 30 empresas brasileiras, dentre elas 15 gaúchas e nove de micro e pequeno portes (apoiadas pelo Sebrae RS), fazem parte da missão à Hannover Messe, uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com articulação da FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), colaboração da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio do Sebrae RS.
As empresas que integram o grupo passaram boa parte de terça-feira, 3 de abril, na fábrica da Airbus, líder mundial na fabricação de aeronaves, entre eles, os modelos A-320 e A-380, maior avião comercial do mundo. O técnico do Sebrae RS, Taisson Toigo, destaca que, na empresa, “o nível de segurança é muito alto. Cada avião, antes de ser liberado, é submetido a uma série de testes. Além disso, o tempo de fabricação de uma aeronave dessas leva – em média – 300 dias. Hoje, a empresa possui aproximadamente 18 mil colaboradores e está entregando cerca de um avião por dia”. Nesta quarta-feira, o grupo visitará a fábrica da Wolksvagem.
Por dentro da Hannover Messe
A “Indústria Integrada – Inteligência Industrial” é o tema principal da Feira de Hannover deste ano e mostra a interação entre humanos e máquinas na visão da fábrica do futuro. Robôs colaborativos são apresentados pelas maiores empresas do mundo neste campo. A inteligência artificial deve ter como objetivo central as pessoas e não apenas as que vão trabalhar com a inteligência artificial, mas aquelas que serão beneficiadas por ela.
O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, integra a comitiva brasileira e destaca que, na feira, muito tem se falado sobre os três pilares para o sucesso de uma empresa: comprometimento, capital para investimentos e competências. “As empresas não podem fazer tudo. Devem fazer o que sabem e deixar o resto para o mercado. Ou seja, focar em seus pontos fortes e esquecer suas fraquezas”. Segundo ele, a cooperação é fundamental para o sucesso empresarial nessa nova realidade, especialmente através da inovação aberta.
Outro aspecto destacado por Godoy é a necessidade de as empresas tomarem decisões de forma ágil. “Se você tiver uma ideia e ela não for boa, é importante descobrir logo para não comprometer o futuro da organização. Além disso, não podemos subestimar os talentos que temos dentro das empresas, pois podem ser repositórios de criatividade. É importante fazer uma revisão interna antes de procurar os talentos no mercado”, comenta Godoy.
Outro assunto que foi tratado nesses dois primeiros dias da feira é a digitalização de processos. Ela seria a chave para as pequenas companhias sobreviverem nesse mundo da inovação. Esta realidade já pode ser vista aqui no Brasil através de projetos organizados pelo Sebrae. A implementação da Redesimples, projeto desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), é um exemplo desse novo caminho.
A chanceler alemã Angela Merkel, no seu pronunciamento de abertura, ressaltou a importância da economia digital e enfatizou a necessidade dos países atuarem de forma colaborativa, em especial no âmbito da União Europeia. A Suécia, o país parceiro da feira este ano, trouxe 160 empresas expositoras apresentando o conceito, “Sweden CO – LAB Innovate with us”, isto é, estimulando a colaboração. O primeiro-ministro sueco, Stefan Loefven, disse na cerimônia de abertura que a Suécia e a Alemanha deveriam cooperar mais na indústria e aprender umas com as outras.
Oportunidade na Mercopar 2019
Quem ficou fora da Hannover Messe, mas quer estar por dentro de todos os lançamentos tecnológicos do mundo da Indústria 4.0, tem uma oportunidade aqui no Brasil. É na 28ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que ocorre de 1 a 3 de outubro, em Caxias do Sul. Os interessados em expor na Mercopar podem acessar o site https://mercopar.com.br/seja-um-expositor/ ou enviar sua solicitação para os e-mails para comercial@tradefairs.com.br e mercopar@sebraers.com.br.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.