Mais buscados: MeI crédito sei BOAS Praticas consultoria
Da Redação
O município de Ijuí acaba de iniciar uma nova trajetória rumo à inovação. Na manhã desta sexta-feira (17), representantes da quádrupla hélice – sociedade civil organizada, empresas, universidade e poder público – reuniram-se na sede do Sebrae RS Noroeste para participar do encontro “Oportunidades do Ecossistema de Inovação e Desenvolvimento”. Iniciativa da Prefeitura em parceria com o Sebrae RS, o evento foi realizado no âmbito do Programa Cidade Empreendedora com o objetivo de promover a ativação do ecossistema de inovação municipal e a estruturação de sua governança.
Esta é mais uma etapa de um conjunto de ações para potencializar o ambiente inovador na região. Novos encontros serão desenvolvidos ao longo dos próximos cinco meses com a participação do grupo e, também, de outras pessoas interessadas em se unir ao movimento. O analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Cássio Eduardo Fridriczewski, destaca que quem quiser contribuir pode procurar a Prefeitura, o Sebrae RS ou a ACI para buscar informações detalhadas sobre a iniciativa e sobre como participar dos próximos encontros.
“Nosso objetivo é criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento da inovação no município e região. E, para que isso ocorra, é importante que ações dos diversos atores do ecossistema estejam alinhadas e ocorram de maneira sinérgica. Assim, temos representantes das mais diversas hélices do município, pensando e planejando o futuro da inovação”, reforça Fridriczewski.
Para o servidor municipal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e coordenador do Cidade Empreendedora, Cristiano Palharini, o Programa desenvolvido pelo Sebrae RS tem gerado avanços significativos para o ambiente empreendedor de Ijuí.
Segundo ele, já existem no município importantes iniciativas no campo da inovação, mas faltava um movimento coordenado e conectado entre todos os atores e instituições. “A atividade econômica intensiva em conhecimento tem o potencial de ser um vetor para o desenvolvimento. Tenho certeza de que, com este grupo de pessoas criativas e engajadas, vamos colaborar muito para o avanço de nossa comunidade, de nossas empresas e da nossa cidade”, afirma.
A coordenadora da Criatec, incubadora de empresas de inovação tecnológica de Ijuí, Maria Odete Palharini, se diz muito entusiasmada com a continuidade do trabalho de ativação do ecossistema local de inovação. “Entendo que o principal papel do ecossistema é a conectividade dos atores envolvidos na temática da inovação. Ijuí tem muitas ações desconectadas em andamento. Definindo aonde se quer chegar e unindo esforços, temos tudo para ser uma referência entre as cidades de médio porte”, conclui Maria Odete.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Julho de 2025Salas do Empreendedor da Região Noroeste superam 33 mil atendimentos no 1º semestre de 2025
SAIBA MAIS17 de Julho de 2025
Sebrae RS lança programa para impulsionar vendas de startups no estado
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.