Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO Sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Ijuí e o empreendedorismo em ascensão

atualizado em: 14/07/16

Da Redação

COMPARTILHE

A quantidade de formalizações de microempresas e Microempreendedores Individuais no município é maior que de empresas de outros portes

Da Redação

Empreendedorismo está em alta em Ijuí (Foto: Banco de Imagens)

Ijuí – O empreendedorismo está em alta. Em 2016, o número de estabelecimentos na categoria Microempreendedores Individuais (MEIs) chegou a 3.501 e 3.198 na categoria microempresa. As informações são da Receita Federal do Brasil e constam com destaque no trabalho Perfil das Cidades Gaúchas, uma publicação digital exclusiva, elaborada pelo SEBRAE/RS. Neste material, há uma compilação de 45 indicadores econômicos, populacionais, educacionais, de consumo e de saúde que está organizado em gráficos e comparativos, disponíveis no site do SEBRAE/RS.

A categoria MEI, que têm faturamento de até R$ 60 mil/ano, tem um significado bastante relevante na economia nacional. “Nesse tipo de negócio, pode-se ter até um funcionário e temos visto em todo o Brasil que se trata de uma iniciativa comum entre pessoas que perderam o emprego e buscam ter renda na forma do empreendedorismo”, avalia a técnica da Gerência de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS, Andréia Grätsch do Nascimento, responsável pelo projeto Perfil das Cidades Gaúchas.

Como complemento dos dados de formalização de empresas, pode-se também observar que o perfil demográfico de Ijuí mostra grande mudança em apenas 14 anos. “A população com mais de 70 anos cresceu 45%, passando de 4,95% da população do município para 7,2%. A população entre 15 anos e 69 anos, em que se concentram a maioria dos trabalhadores, cresceu 6%; e a população até 14 anos diminuiu 24%”, comenta Andréia. Os dados são fornecidos pela FEE.

O trabalho completo do SEBRAE/RS foi realizado como uma potencial ferramenta que pode ajudar na tomada de decisões sobre rumos e investimentos tanto de governos quanto da área empresarial. “O SEBRAE/RS vem atuando fortemente em programas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento dos municípios”, comenta André Campos, gerente de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS. “O Perfil das Cidades Gaúchas pode sustentar argumentos para estratégias que levam à melhoria de ambiente da economia, da saúde e da educação e torná-lo mais propício para as micro e pequenas empresas e para toda a comunidade”, destaca.

A origem do mapeamento

O Perfil das Cidades começou a ser elaborado como piloto em julho de 2015 para as regionais “Sul” e “Campanha e Fronteira Oeste” do SEBRAE/RS. As primeiras publicações foram entregues para os municípios dessas regiões, que já estão participando de um programa de desenvolvimento regional e estão auxiliando na tomada de decisões das lideranças e do poder público. “A partir de uma base de indicadores em comum, decidimos estender o levantamento a todos os 497 municípios do Estado. São informações provenientes de diversas fontes e alguns divulgados publicamente pela primeira vez no Estado, como é o caso dos indicadores de potencial de consumo e de compras públicas”, detalha a técnica. Os dados serão atualizados anualmente e acrescidos de novos indicadores, sempre que forem relevantes para a análise completa das cidades.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Abril de 2024

Educadores de Encruzilhada do Sul exploram inovação educacional na Escola Comunitária Aldeia Lumiar

SAIBA MAIS

 

23 de Abril de 2024

Sebrae promove capacitações sobre a nova Lei de Licitações Públicas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: