Mais buscados: MEI credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Imbé – Um dos municípios mais visitados do Litoral Norte gaúcho agora faz parte do grupo de cidades que buscam o desenvolvimento econômico com estímulo ao empreendedorismo. No dia 28 de junho, a cidade passou a integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIMPLES. A cerimônia ocorreu às 14h na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito Pierre Emerim da Rosa e dos parceiros na implementação, como o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs), Paulo Roberto Kopschina, e a gestora de Políticas Públicas da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Paula Nicolini.
Com a adesão de Imbé à REDESIMPLES, empreendedores locais ou mesmo empresários interessados em se estabelecer na cidade terão melhores processos para registrar seus negócios. Conforme explica o chefe do serviço de fiscalização tributária da secretaria da Fazenda do município, Cristian Castilhos, a agilidade é o grande trunfo da iniciativa. “Antes da REDESIMPLES tínhamos, pelo menos, 20 dias de processos para ter um alvará provisório no que diz respeito às empresas consideradas de baixo risco. Agora, poderemos fornecer o documento em cinco dias”, resume.
A REDESIMPLES é um sistema que desburocratiza a abertura de empresas e outros processos que envolvem licenciamentos, por exemplo. Para a gestora no SEBRAE/RS, vale um destaque para Imbé pelo engajamento em todos os níveis do poder público. “Desde o início da interação com o prefeito, secretários e servidores diretamente envolvidos, ficou muito claro o quanto a vontade de fazer acontecer é importante. Este município está pronto para dar um salto de crescimento em relação ao estímulo ao empreendedorismo”, comenta Paula Nicolini.
Em sua breve apresentação, o prefeito comentou sobre Imbé não se ser mais apenas um destino de verão, como já ocorreu no passado. “Aqui há muitas oportunidades de serviços e comércio, indústria e outros negócios para atender uma população fixa e crescente, por exemplo, na faixa da terceira idade, que é bastante qualificada e potencialmente relevante na economia”, destacou.
No evento de lançamento da REDESIMPLES na cidade estavam presentes também o vice-prefeito, Luis Henrique Vedovato, secretários municipais, como das pastas do Meio Ambiente e da Saúde, vereadores, representantes de empresários e servidores. “Vale lembrar que a parceria com o SEBRAE/RS e a Junta Comercial foram fundamentais, uma vez que os serviços integrados serão um benefício para todos. Empresas formalizadas geram mais empregos e ajudam a cidade a crescer”, concluiu o chefe de fiscalização.
Entenda a Redesimples
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.
Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.
Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.