Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Alegrete está dando um passo importante em prol do fortalecimento da sua cultura inovadora. O município é um dos primeiros do RS a ter o seu Ecossistema Local de Inovação (ELI) documentado em um trabalho inédito desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com a Impact Hub. Disponível de forma online, as “narrativas” compõem um documento contando a história do Município e suas perspectivas valiosas sobre como o ambiente se tornou colaborativo ao longo dos anos.
O material leva em conta alguns dos principais indicadores sociais, econômicos e demográficos da cidade, que tem como objetivo ser mais uma ferramenta estratégica de uso público para a melhor tomada de decisões dos diferentes atores sociais que atuam nas regiões. O projeto como um todo contempla um total de dez cidades gaúchas. Até o mês de novembro serão incluídos os municípios de San’tana do Livramento, Caxias do Sul, Ijuí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. A iniciativa é mais um exemplo da atuação do Sebrae RS no que diz respeito ao fomento da inovação como uma de suas principais diretrizes, reforçada de forma especial ao longo dos últimos dois anos, com a criação de sua marca própria SebraeX.
“É um trabalho que considera as vocações econômicas e potenciais tecnológicos específicos de cada cidade, ao mesmo tempo que fomenta a cultura dos atores locais em torno do tema. O objetivo final é criar um ambiente cada vez mais propício ao desenvolvimento da inovação e de uma cultura coletiva, favorecendo a geração de novas tecnologias, produtos e serviços”, explica a analista da Gerência de Inovação (GI) do Sebrae RS, Natalia Canever.
O trabalho toma como ponto de partida o conceito de ecossistema no âmbito do empreendedorismo. O termo faz referência à rede interconectada de quatro grandes grupos sociais e econômicos que compõem as comunidades e colaboram para promover o desenvolvimento econômico e a inovação de uma região: empresas, instituições de ensino, governo e sociedade civil.
O diagnóstico identificou diversos fatores positivos para a cidade. Entre os quais, a existência de 42 instituições que desempenham funções sociais específicas e, assim, contribuem para o engajamento coletivo (fundamental para a disseminação da cultura de inovação); a execução de iniciativas do Poder Público ligadas ao tema, como o programa “Alegrete Cidade Inovadora”; ações de aceleração e incubação de startups, em especial, vinculadas ao Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec), além da existência dos espaços Barão Coworking, Hotel Alegrete e Casa do Empreendedor de Alegrete e Espaço Gaide. São ambientes propícios para a atuação coletiva e para a articulação de projetos ligados ao empreendedorismo e à inovação. Entre desafios específicos do município, estão o próprio desenvolvimento da cultura inovadora de forma organizada e com orientação por uma governança condizente, e aproximação do agronegócio de iniciativas de cunho inovador.
Veja em: https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/sebraex-ecossistemas-de-inovacao/
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.