Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
Caxias do Sul – Ao longo desta semana, o professor Fabio Antoldi, da Faculdade de Economia da Universidade Católica de Milão, Itália, que também é diretor da Divisão de Pequenas e Médias Empresas da Alta Escola de Negócios (ALTIS), da instituição de ensino superior italiana, cumpre agenda de visitas em diversos empreendimentos apoiados pelo SEBRAE/RS e pelo Programa Juntos para Competir, parceria da FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, pelo Interior do Estado.
Antoldi está no Rio Grande do Sul conhecendo iniciativas que impulsionam o desenvolvimento dos empreendimentos de micro e pequeno porte e fomentam o empreendedorismo. A Universidade Católica de Milão, por meio da ALTIS, é parceria do SEBRAE na promoção do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema SEBRAE, o qual objetiva desenvolver líderes capazes de superar desafios da sociedade brasileira e pensar novos cenários.
Nesta quarta-feira, 18, o professor italiano conheceu a propriedade da Família Venturim, pioneira na produção de uvas protegidas no Estado, que fica na localidade de Monte Bérico, em Caxias do Sul. A visita teve, também, a presença do diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/RS, Carlos Alberto Schütz; do diretor da Divisão de Administração e Finanças do SENAR-RS e conselheiro do SEBRAE/RS, Valmir Antônio Susin; do secretário municipal da Agricultura de Caxias do Sul, Arai Horn; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, Rudimar Jose Menegotto; e do gerente da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Rogério Rodrigues.
Charles Venturim, um dos proprietários da Venturim Uvas Finas, lembrou que sua família atua com uvas finas e de mesa há mais de 40 anos, em trabalho iniciado pelo pai, Euclides. A propriedade se transformou em um ponto turístico de Caxias do Sul, recebendo, de janeiro a abril, visitantes que buscam, além de comprar, colher a sua própria uva embaixo dos parreirais. Desde 1996 as uvas da Família Venturim são produzidas com cobertura plástica, o que garante uma fruta mais madura por inteiro.
As variedades Itália, Rubi, Moscato de Alexandria, Ribol, Crimson, Niágara, Clara e Moscatel já renderam diversos prêmios para a propriedade, além do selo de qualidade Venturim Uvas Finas, concedido pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul em 2013.
Tomates com gotas milagrosas
Charles Venturim relatou, ainda, aos visitantes, a bem-sucedida experiência de cultivar tomates irrigados por gotejamento. “Participamos de uma missão técnica para Israel em 2010, numa iniciativa do Sindicato Patronal Rural e Prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com a Universidade de Caxias do sul, SEBRAE/RS e SENAR-RS, e conhecemos este método”, explicou. Segundo ele, as “gotinhas milagrosas’ permitem que a planta receba a quantia exata de água para o seu desenvolvimento. O investimento nos tomates deu tão certo, que hoje já existe a Venturim Tomates Premium.
O professor Antoldi parabenizou a Família Venturim pelo trabalho artesanal e diferenciado que colocam em prática na propriedade. “É muito bom ver a dedicação, a organização e o capricho em tudo o que é feito neste empreendimento. O tamanho dos cachos, o cuidado que a família tem com o corte e a seleção das uvas”, falou. Segundo ele, as iniciativas empreendedoras que a FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS colocam em prática são muito enriquecedoras e podem servir de exemplo para a realização de experiências semelhantes na Itália.
O diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/RS, Carlos Alberto Schütz, destacou a importância do Programa Juntos para Competir no crescimento das pequenas propriedades rurais. “Estamos promovendo, em parceria com a FARSUL e o SENAR-RS, uma ação que beneficia milhares de empreendimentos do agronegócio gaúcho. Conhecendo a trajetória dos produtores que já participaram dos projetos do Juntos para Competir, com mudanças positivas em suas vidas, conseguimos ter uma dimensão mais precisa da importância do trabalho realizado. Temos o retorno na forma de melhor qualidade de vida no campo, trabalhadores qualificados e novas tecnologias que chegam às propriedades”, afirmou.
Em seu roteiro pelo Interior gaúcho, Fabio Antoldi já conheceu as empresas Vistamontes Sucos Naturais, Torcello e Lidio Carraro, em Bento Gonçalves e Arte Visual – Gestão do Design, em Farroupilha. Em Caxias do Sul, além da visita à propriedade da Família Venturim, também esteve na CIM Componentes, empresa especializada na fabricação de conjuntos soldados e na prestação de serviços para o segmento de infraestrutura, energia, óleo e gás; e na Enttry Softwares, que atua com software para impressão e biometria facial.
Nesta quinta-feira, 19, Antoldi irá até Campo Bom conhecer a empresa Zanni Barcelos, fabricante de sapatos femininos com alto padrão de qualidade.
Confira outras fotos das visitas na nossa Fan Page
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.