Mais buscados: mEI credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Começou o Insight 2018. O evento conecta empresas e empreendedores para a troca de informações e para agregar conhecimento através de experiências e cases de sucesso. O criador do Easy Taxi, Tallis Gomes, abriu a programação do palco principal. Ele falou sobre a importância da inovação e como as tecnologias evoluem numa velocidade que todos os empreendedores precisam estar dispostos a acompanhar.
Como exemplo dessa evolução ele citou as mudanças tecnológicas nos últimos 50 anos, comparando o uso de telefones fixos aos smartphones, que hoje são indispensáveis. Trouxe também o exemplo do Google, que compete com as empresas de telefonia ao oferecer internet de graça em diferentes pontos da cidade, um serviço que já está em funcionamento em algumas regiões nos Estados Unidos.
Tallis acredita que, num curto período, 80% da mão de obra vai ser substituída por robôs. Não é apenas o trabalho do motorista, da faxineira que os robôs vão substituir, os trabalhos intelectuais também. A robótica nos Estados Unidos está tão evoluída que os robôs já conseguem fazer movimentos complexos. Nos armazéns da Amazon, boa parte dos movimentos dos produtos são feitos por robôs. Em breve, eles conseguirão substituir a mão de obra humana em um centro comercial. “Estamos na era mais disruptiva em que já se viveu. As empresas precisam se reinventar porque todo o modelo de negócio está ameaçado”, reforça ele.
Pensar em resolver problemas é parte da rotina de quem quer empreender e estar ligado para onde as tecnologias apontam é fundamental para um modelo de negócio de sucesso. As empresas de tecnologia são as mais valiosas do mundo. Elas entenderam que é importante transformar ideias em produtos. Nesse sentido, ele trouxe o exemplo da Netflix, que em 6 anos passou a Blockbuster, até então a maior locadora americana.
Pesquisas apontam que a vida média de uma empresa caiu de 30 para 5 anos. Nos próximos 10 anos, 40% das empresas mais valiosas do mundo vão desaparecer dessa lista. Para Tallis, o empreendedor precisa “pensar constantemente em qual negócio que pode matar o meu negócio.” Para ele, o mais importante é criar uma empresa que pode matar a minha empresa.
O começo da carreira
O espírito empreendedor começou cedo. Aos 14 anos, fez um catálogo de celulares em oferta e os vendia na região onde morava. Ele contou que começou o Easy Taxi andando numa bicicleta do Itaú, no Rio de Janeiro, “roubando” wi-fi em uma cafeteria. A ideia se tornou a maior plataforma de mobilidade do mundo, com mais de meio milhão de motoristas cadastrados.
Se quiser criar uma cultura de inovação, tem que haver a permissão para errar. Se a gente trilhar por um caminho já construído, vamos chegar onde alguém já chegou”, lembra ele.
O que uma empresa precisa ter para dar certo
Toda empresa precisa dos clientes para dar certo. Na maioria dos casos, as melhores ideias podem chegar através do call center. Para Tallis, “sentir a dor do cliente, vai te fazer um gestor muito melhor”. É através do cliente que se consegue entender o que deu certo e o que deu errado no produto.
“Eu ligo para o grupo de usuários que deixou de usar o produto para entender porque desistiram de usar. Com base no feedback das pessoas que saíram, eu consigo evoluir o meu produto. Com a metodologia de interação constante, vou evoluir até chegar onde eu quero”.
Ele lembrou de uma situação que viveu nos Estado Unidos. Ao entrar em uma loja da Apple para usar o banheiro, ele foi convidado para uma aula de fotografia no i-phone 10. Resolveu participar. Nessa aula, aprendeu a mexer em diversas funções de fotos do telefone, entre outras tecnologias. Saiu da loja com um smartphone novo. “Hoje, eu estou aqui falando da minha experiência na loja da Apple. Precisamos criar pessoas que falem bem da gente, influenciar as pessoas, criar uma experiência com a marca para que elas gerem conversa, como eu que estou aqui fazendo propaganda gratuita do i-phone 10”.
Conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que mantê-lo na empresa, por isso, valorizá-lo é fundamental. “Hoje, o cliente é dos outros. Amanhã, pode ser nosso”, comenta.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.