Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Após o advento da internet e o avanço das pesquisas na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs), algumas das principais empresas mundiais do setor já demonstram o potencial inovador de sistemas produtivos integrados à rede. Na Feira de Hannover 2018, que está acontecendo na Alemanha desde o dia 23 de abril, a missão empresarial do Rio Grande do Sul tem entre seus objetivos buscar ideias e novidades para melhorar processos e eficiência também no Estado.
Após várias demonstrações práticas de aplicações da internet dentro de indústrias, uma das tendências que mais está empolgando empreendedores gaúchos é a implantação da tecnologia específica nas máquinas e equipamentos de produção intensiva. O técnico do Sebrae RS que acompanha a missão, Fabiano Dallacorte, explica que ao “embarcar” internet ao longo de uma linha industrial, fábricas de peças, por exemplo, podem chegar ao requinte de customizar lotes de itens sem prejudicar a escala toda de um plano de atividade. “O que vimos é que a competitividade de uma indústria também se dá na eficiência com que ela atende aos pedidos de um cliente. Essa eficiência, além de tempo de entrega, está relacionada com a personalização de um determinado produto”, traduz o técnico.
Em outras palavras, graças à implantação de tecnologias digitais em máquinas industriais, uma marca consegue fazer coisas diferentes para clientes diferentes sem interferir no ritmo de produção ou ter que parar e recomeçar um processo para troca de insumos de uma determinada peça. “Há bem pouco tempo, não se imaginava que isso tudo pudesse se tornar realidade com mínimas chances de erro ou desperdícios. Uma pequena indústria que fornece para mais de um cliente pode (e deve) buscar atender exatamente as demandas desses clientes sem que precise parar ou atrasar um serviço em função de outro. Resumindo, é isso que a tecnologia resolveu”, detalha Dallacorte.
Ao longo das visitações que estão sendo feitas durante o evento na Alemanha, o Sebrae RS e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) colaboram para que os empreendedores e os demais empresários da comitiva consigam perceber quais as inovações possuem capacidade para serem adequadas às realidades daqui. “Entre os objetivos dessa viagem, justamente, está a premissa de que possamos implantar processos baseados nos conceitos da Indústria 4.0 e novas tecnologias para que também tenhamos avanços de eficiência e produção. Poderemos ter resultados interessantes de melhorias nos processos de empresas que participam da missão”, avalia o técnico do Sebrae RS.
Nesta quinta-feira, dia 26, as visitas técnicas ficarão ainda mais próximas do universo digital, pois o grupo deverá conhecer lançamentos da gigante de softwares de gestão SAP. Também o roteiro prevê visita guiada até a Mercedes-Benz na cidade de Bremen.
A missão empresarial à Feira de Hannover é resultado da parceria do Sebrae RS com a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e é uma promoção da Confederação Nacional da Indústria e da Apex-Brasil para colaborar com o crescimento do segmento no País. Ao todo são mais de 80 integrantes, entre indústrias, prestadores de serviços, instituições, sindicatos e imprensa brasileira.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.