Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crEdito Sei BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Itatiba do Sul implementa Lei Geral

atualizado em: 09/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município do Norte gaúcho se destaca por privilegiar empreendimentos de pequeno porte nas compras públicas

Da Redação

Micro e pequenas empresas estão na pauta de prioridades do município (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Itatiba do Sul – O Rio Grande do Sul dá mais um passo no apoio ao empreendedorismo. Itatiba do Sul, no extremo Norte do Estado, implementou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. É um novo marco para a cidade, que já assegura 50% das compras municipais com empreendimentos desse porte.

O técnico de Políticas Públicas da Regional Planalto e Norte do SEBRAE/RS, Patric Strapazzon, conta que o processo de implementação foi iniciado no ano passado e Itatiba do Sul já se destaca por várias iniciativas. “ A cidade observa a manutenção do IPTU residencial para o Microempreendedor Individual (MEI) que trabalha em casa e especificou as atividades e respectivos graus de risco. Conta, ainda, com um agente de desenvolvimento nomeado e unifica a entrada de dados e documentos para a abertura, alteração e baixa para os MEIs”, relata. Itatiba do Sul é ainda exemplo de agilidade para abertura de empresas. “Quando não há necessidade de licença ambiental ou alvará sanitário, o processo é praticamente instantâneo”, acrescenta o técnico do SEBRAE/RS.

Para a prefeita Adriana Kátia Tozzo, a implementação é um passo muito importante para a cidade, por estar valorizando e priorizando as micro e pequenas empresas nas compras públicas. “Assim, estimulamos os negócios a ficarem no município e o incremento de empregos”, observa. Após a implementação da lei, a cidade já prepara os próximos passos. “Vamos investir na capacitação dessas empresas, em parceria com o SEBRAE/RS, para prepará-las e motivá-las a participar ainda mais dos processos de licitação e a se qualificar”, revela Adriana.

Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das empresas de pequeno porte. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 178 cidades gaúchas. A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: