Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Ivoti – Uma lei que impulsiona o desenvolvimento. Com o apoio do SEBRAE/RS, Ivoti adota a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e estimula a formalização, a expansão de negócios e a atração de investimentos.
A gestora de Políticas Públicas do SEBRAE/RS na Regional Metropolitana, Paula Nicolini, conta que um dos destaques do município é a realização de licitações exclusivas. “Ivoti realiza mais de 30% das compras de micro e pequenas empresas”, informa. Outro destaque da cidade está no fato de que 76% dos Microempreendedores Individuais estão cadastrados na base de dados do município. Também chama a atenção a agilidade na abertura de empresas, com prazo de 6 a 10 dias para a concessão de alvará.
Mas o principal destaque de Ivoti é o Espaço do Desenvolvimento, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do município. “No primeiro andar funciona a Sala do Empreendedor, onde são feitos atendimentos para regularização de empresas e intermediação de microcrédito, por exemplo. Já no segundo andar está a Sala do Investidor, um local destinado a receber as empresas interessadas em se estabelecer em Ivoti”, detalha o Agente de Desenvolvimento Frances Souza. O espaço tem ajudado a fomentar a economia da cidade, tanto é que só no ano passado foi viabilizado R$ 1 milhão em microcrédito para diversos negócios.
A cidade prepara ainda novas medidas para estimular o desenvolvimento. Entre elas, está a criação do Distrito Kaihatso, que deve receber 16 empresas, e o Distrito Industrial 18 Alta, com capacidade para receber cerca de dez empreendimentos. O município também está criando um Banco de Oportunidades, que disponibilizará o cadastro de currículos para as empresas da região. A novidade estará disponível no site da Prefeitura Municipal e é inspirada em um projeto desenvolvido em Canoas. Outra melhoria prevista é a inclusão de Ivoti na REDESIM, sistema desenvolvido em parceria entre o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul para desburocratizar processos de abertura e regularização de empresas.
Sobre a Lei Geral das MPEs: Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 193 cidades gaúchas. Só este ano, 21 municípios adotaram a lei.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.