Mais buscados: Mei crEdito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Ivoti – Uma lei que impulsiona o desenvolvimento. Com o apoio do SEBRAE/RS, Ivoti adota a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e estimula a formalização, a expansão de negócios e a atração de investimentos.
A gestora de Políticas Públicas do SEBRAE/RS na Regional Metropolitana, Paula Nicolini, conta que um dos destaques do município é a realização de licitações exclusivas. “Ivoti realiza mais de 30% das compras de micro e pequenas empresas”, informa. Outro destaque da cidade está no fato de que 76% dos Microempreendedores Individuais estão cadastrados na base de dados do município. Também chama a atenção a agilidade na abertura de empresas, com prazo de 6 a 10 dias para a concessão de alvará.
Mas o principal destaque de Ivoti é o Espaço do Desenvolvimento, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do município. “No primeiro andar funciona a Sala do Empreendedor, onde são feitos atendimentos para regularização de empresas e intermediação de microcrédito, por exemplo. Já no segundo andar está a Sala do Investidor, um local destinado a receber as empresas interessadas em se estabelecer em Ivoti”, detalha o Agente de Desenvolvimento Frances Souza. O espaço tem ajudado a fomentar a economia da cidade, tanto é que só no ano passado foi viabilizado R$ 1 milhão em microcrédito para diversos negócios.
A cidade prepara ainda novas medidas para estimular o desenvolvimento. Entre elas, está a criação do Distrito Kaihatso, que deve receber 16 empresas, e o Distrito Industrial 18 Alta, com capacidade para receber cerca de dez empreendimentos. O município também está criando um Banco de Oportunidades, que disponibilizará o cadastro de currículos para as empresas da região. A novidade estará disponível no site da Prefeitura Municipal e é inspirada em um projeto desenvolvido em Canoas. Outra melhoria prevista é a inclusão de Ivoti na REDESIM, sistema desenvolvido em parceria entre o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul para desburocratizar processos de abertura e regularização de empresas.
Sobre a Lei Geral das MPEs: Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 193 cidades gaúchas. Só este ano, 21 municípios adotaram a lei.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.