Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Estufa de alta tecnologia na Expointer 2015

atualizado em: 24/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa quer mostrar ao produtor rural as vantagens do cultivo protegido

Da Redação

Expointer 2015 ocorre de 29 de agosto a 06 de setembro (Foto: João Alves)

Esteio – O cultivo protegido permite ao produtor rural controlar alguns elementos do clima e, por isso, obter qualidade diferenciada nos produtos. Desta forma, é possível antecipar ou atrasar um cultivo em relação ao pico de safra, garantindo, nas duas situações, maior remuneração. Estes e outros benefícios desta forma de agricultura serão destacados na Expointer 2015, por meio de uma estufa de alta tecnologia, iniciativa do Programa Juntos para Competir, ação desenvolvida por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS. A 38ª edição da Expointer ocorre entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, em Esteio.

A estufa apresentará aos produtores rurais que visitarem o local três situações de produção em cultivo protegido: sistema hidropônico sem solo (folhosas), sistema semi-hidropônico (morangos em substrato) e cultivo de tomates em vasos. “Todos contarão com automação dos processos de irrigação e fertirrigação, controlados por central computadorizada”, explica o gerente setorial de Agronegócios do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler. Além disso, será comprovada a possibilidade de captar água da chuva em cisterna que será recolhida do teto da própria estufa e a possibilidade de se utilizar energia solar para o bombeamento. “Técnicos estarão presentes para passar informações aos visitantes e esclarecer dúvidas e custos envolvidos no sistema. As visitas guiadas terão duração de 30 minutos e ocorrerão três vezes ao dia (9h30 às 10h, 13h às 13h30 e das 15h30 às 16h) durante todo o período de realização da feira.

Kessler ressalta que as principais culturas produzidas em ambiente protegido no Brasil são folhosas, morango, tomate, pimentão. Esta tecnologia é desenvolvida em projetos de horticultura geridos pelo Juntos para Competir no Estado. Tanto o cultivo hidropônico (sem solo) como o semi-hidropônico (em substrato) são viáveis e facilitados em ambiente protegido. “Esse tipo de cultivo elimina a ação fungos presentes no solo, que inviabilizam algumas culturas, ou fazem aumentar a carga de defensivos agrícolas na produção, fazendo com que tenhamos um produto mais saudável, sem contaminação por agentes químicos”, analisa.

Confira a agenda das visitas guiadas

Dia 29 de agosto a 6 de setembro

  • 9h30 às 10h
  • 13h às 13h30
  • 15h30 às 16h

Juntos para Competir tem outras atrações na feira

Localizado no Pavilhão Internacional, o estande do Juntos para Competir contará, ainda, com espaço destinado à eficiência energética, atendimento institucional e eventos temáticos que irão explorar a carne de cordeiro, harmonizadas com vinho e cervejas artesanais. Mais de 200 produtores rurais de diversas regiões do Estado participarão de visitas técnicas à feira que é uma das maiores e mais importantes exposições do mundo.

A Vitrine da Carne Gaúcha, idealizada pela Farsul, tem ainda mais visibilidade este ano, pois está localizada na entrada do Pavilhão Internacional. Entre 29 de agosto e 5 de setembro, ocorrem quatro sessões diárias de desossa e preparo de receitas com carnes de bovino, suíno e ovinos (10h30, 14h, 16h, 17h30). A Vitrine de Leite ocorre entre 29 de agosto e 5 de setembro, no Pavilhão do Gado de Leite, quatro vezes ao dia (10h, 12h, 14h30, 16h30).

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

O Juntos para Competir tem como objetivo o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do Estado, através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários. As ações compreendem consultorias, cursos presenciais e palestras que aperfeiçoam aspectos de gestão empresarial, tecnologia, agregação de valor ao produto e posicionamentos para a competitividade. Outras informações podem ser obtidas nas sedes dos Sindicatos Rurais, junto aos supervisores regionais do SENAR ou nas regionais do SEBRAE no Estado.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: